A fisioterapia é importante no tratamento da fibromialgia porque ela ajuda a controlar sintomas como dor, cansaço e distúrbios do sono, promovendo o relaxamento e o aumento da flexibilidade muscular.
A fisioterapia pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana e o tratamento deve ser direcionado para o alívio dos sintomas que o indivíduo apresenta. O tratamento de fisioterapia para fibromialgia pode ser feito com:
Quando além da fisioterapia o paciente pratica caminhada, pilates, natação ou andar de bicicleta, os resultados são ainda melhores porque estes exercícios melhoram o funcionamento cardiorrespiratório, diminuem a dor, melhoram a qualidade do sono e fortalecem os músculos combatendo a fadiga e o cansaço.
A fibromialgia é uma doença crônica, sendo que o tratamento, geralmente, é feito com remédios prescritos pelo reumatologista ou neurologista, além das sessões de fisioterapia. No entanto, existem outros tratamentos que também podem ser feitos, como acupuntura, reflexologia, terapia do sono, aromaterapia e fitoterapia que ajudam a melhorar a qualidade do paciente que sofre com fibromialgia.