
Lívio Vono, Gil Cipriano e Paulo Vono estarão hoje,a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez
01 - Olá, um grande abraço aos amigos e amigas que nos acompanham aqui neste espaço todos os finais de semana. Abrimos a coluna falando da promoção lançada pela diretoria do nosso FFC para arrecadar meios de pagar as despesas na FPF, em janeiro do próximo ano. É um trabalho preventivo e muito bem planejado para não ter que ficar com o “pires nas mãos” no início de 2018.
02 - Como deve ser de conhecimento dos torcedores e simpatizantes da Águia, todos os anos em janeiro para se disputar o campeonato paulista de futebol de todas as Séries é preciso efetuar pagamentos de taxas referentes às competições daquele exercício. Como a nova diretoria começa a mostrar, existe planejamento neste ano e no próximo também haverá no sentido de se fazer a coisa certa. É assim que se faz e todos nos temos a obrigação de colaborar a partir de agora.
03 - Como a coluna dizia, e faz tempo, a parada ou afastamento de um ano do FFC nas disputas da Segundona Paulista, foi muito profícuo. Existe um clima diferente no ar. Gente nova na diretoria querendo mostrar serviço. Quanto ao torcedor, todos puderam sentir a falta que o FFC faz. Quantos finais de semana sem futebol profissional? Aquele vazio para quem gosta de futebol. Antes de Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos tem um time que amamos: FFC, certo?
04 - Quem está na estrada com o FFC há 45 anos sabe muito bem o que este time divulga a nossa cidade. Sabemos também como o FFC é respeitado pelo Estado de São Paulo afora. Muitas, mas muitas pessoas de outras cidades até distantes que têm nos encontrado perguntam o motivo do FFC não estar disputando uma competição oficial neste ano. A resposta é sempre: foi preciso dar uma parada para se reorganizar. Todos entendem, mas querem ver o Fefão de volta. E está voltando. Ano que vem tem mais, outra vez para nosso gáudio.
05 - Para quem não é muito chegado ao futebol, o FFC também é querido e faz sentido. Uma cidade que recebe todos os anos mais de 10.000 estudantes de outras cidades, de outros Estados e Brasil afora, com o potencial que Fernandópolis tem e o progresso, mesmo em tempo de crises, não pode ficar sem um time profissional disputando competições oficiais. Mas tem hora de parar e hora de voltar. Repito, esta parada foi de fundamental importância a todos nós.
06 – Na última quinta-feira, o site UOL publicou que a Receita Federal notificou o Sport Clube Corinthians Paulista que terá de pagar treze milhões de reais até o final deste mês de possíveis impostos não recolhidos. A diretoria do Timão não nega, mas diz que foi somente um alerta. Caso não efetue o pagamento o clube será acionado. Dá para entender que a dívida é mesmo existente. Ainda não se fala das prestações atrasadas da construção do Itaquerão.
07 - Nas mídias sociais há comentários de que a caída de produção do time é em razão de salários atrasados para alguns jogadores há mais de três meses. Se os salários estão atrasados ou não, a verdade é que hoje o Timão é o vice-lanterna do segundo turno do Brasileirão da Série A. Em quatro jogos realizados até a 23ª rodada, de 12 pontos ganhou apenas 03 contra a Chapecoense naquele gol de Jô marcado sem querer querendo.
08 - No último final de semana a coluna destacou que as três rodadas seguintes contra Santos, Vasco e São Paulo seriam cruciais para o Timão. Já perdeu para o Santos e se não ganhar amanhã do Vasco e depois perder no Morumbi para o vice-lanterna São Paulo, e o Corinthians gosta de perder para times que estão na zona de rebaixamento, a profecia de Renato Portalupi, treinador do Grêmio, pode se concretizar. Aí o bicho vai pegar.
09 - O grande mérito do Timão é que soube, muito bem, aproveitar a instabilidade de outros clubes no primeiro turno, onde realizou campanha impecável. Mas dá para sentir aquilo que acontece todos os anos sendo o Brasileirão uma competição de dois campeonatos: um no primeiro e outro no segundo turno, mas o Corinthians ainda é o favorito para levantar o caneco nesta temporada. O Timão só poderá perder para ele mesmo. Já na Sul-Americana, com aquela bolinha que jogou no segundo tempo contra o Racing, da Argentina..., não sei não. Ficou difícil.
10 - O STJD noticiou nesta semana que irá analisar a derrota do Sampaio Correa, melhor time da Série "C" do Brasileiro para o Botafogo, da Paraíba, em casa, por dois a um. Com essa derrota, o Botinha paraibano escapou do rebaixamento e quem caiu foi o Moto Club, rival do Sampaio, que também é de São Luiz, no Maranhão. O STJD deveria também analisar como o Mogi Mirim venceu o Macaé, em casa, por três a zero no domingo retrasado e neste último final de semana perdeu por oito, isso mesmo que você leu, oito a zero para o Joinville, de Santa Catarina, que precisa de saldo de gols para ficar entre os quatro primeiro do seu grupo e ir às finais. Nem assim deu. E depois tem gente que diz que o futebol brasileiro é sério. Nem vamos falar de arbitragens porque aí vai longe, muito longe.
11 – Hoje, a partir do meio dia, e amanhã no mesmo horário, em reprise, estaremos na tela do Canal Dez, da TV Cabo Mix, ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, Admilson Garcia deste diário e do professor Zé Renato recebendo convidados. Fique conosco na TV e também na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo. Até sábado se Deus quiser.