Carlos Eduardo

Três histórias de superação

Três histórias de superação

Por Carlos Eduardo Maia de Oliveira - Professor e Biólogo

Por Carlos Eduardo Maia de Oliveira - Professor e Biólogo

Publicada há 8 anos

            “Toda a adversidade que eu tive na minha vida, todos os problemas e obstáculos, me deixaram mais forte... Você pode não perceber quando isso acontece, mas um chute no dente pode ser a melhor coisa no mundo para você” (Walt Disney).


            Sem dinheiro, chegou a morar na casa de amigos, sem recursos, não podia comprar comida e, para piorar, foi à falência várias vezes.Inicialmente, falhou na venda de seus desenhos e chegou a ser despedido por um editor de jornal acusado de ser preguiçoso e de não ter criatividade e imaginação. No entanto, frente a todas as adversidades, não desistiu e chegou lá. Construiu um dos maiores impérios de entretenimento do planeta - a Disneylândia - e também a The Walt Disney Company ouDisney, considerado o segundo maior conglomerado de mídia e entretenimento do mundo por receita, atrás apenas da Comcast (outro famoso conglomerado de mídia dos Estados Unidos).Seu nome: Walter Elias Disney, mais conhecido como Walt Disney.


            Além de Disney, outro exemplo de superação merece ser mencionado:ele nasceu com paralisia facial, o que lhe rendeu apelidos e o fez sofrer vários episódios de bullying na infância. Chegou a morar nas ruas de Nova York e dormiu na estação de ônibus daquela metrópole por três dias. Incapaz de pagar aluguel e comprar comida, conheceu o fundo do poço quando se viu obrigado a vender seu cachorro,por não ter condição de alimentá-lo, por 25 dólares a um estranho em uma loja de bebidas. Duas semanas após, assistiu uma luta de boxe entre Mohammed Ali e Chuck Wepner e se inspirou para escrevero roteiro de um filme e tentou vendê-lo a estúdios cinematográficos com um pedido: ele seria a estrela principal do filme. Recebeu a oferta de 125 mil dólares, mas com uma condição: ele não seria o personagem principal do filme. Eles queriam uma “estrela” de verdade. Alegaram que ele “tinha um rosto e um modo de falar engraçados”. Ele recusou e novas ofertas foram feitas, de 250 mil e 350 mil dólares, respectivamente, mas sempre com a condição de que ele não seria o protagonista. Recusou todas, até que o estúdio ofereceu 35 mil dólares pelo roteiro e o deixou estrelar o filme. O autor do roteiro era simplesmente Michael Sylvester Gardenzio Stallone, mais conhecido como o ator estadunidense Silvester Stallone. O filme: Rocky, que ganhou o Oscar de Melhor Filme no ano de 1977 eStallone, na oportunidade, chegou a ser indicado ao prêmio de melhor ator. Esse filme foi o trampolim para o seu sucesso. Stallone foi persistente, não foi imediatista, acreditou em seu potencial e chegou lá. Ah! Já ia me esquecendo: sabe qual foi a primeira providência que Stallone tomou com o dinheiro que ganhou com esse filme? Comprou de volta o cachorro que havia vendido. Ficou na porta da loja por três dias até reencontrar o homem que haviacomprado o seu animal de estimação. Ofereceu 100 dólares, mas o homem recusou a oferta. Depois ofereceu 500 dólares, que foi prontamente recusado. Chegou à cifra de 1.000 dólares,que também foi recusada pelo homem, até que teve que pagar 15 mil dólares pelo mesmo cachorro que vendera por 25 dólares. Pronto! Os dois amigos estavam juntos novamente e Stallone aliviou a sua angústia por ter sido obrigado a vender o seu cachorro.


            Essa história nos ofereceu várias lições, destacando a importância de ter autoconfiança, persistência e paciência para superar os obstáculos que aparecem pelos caminhos da vida. Outra lição foi a beleza da fidelidade e do amor que Stallone demonstrou ao comprar o seu antigo cachorro de estimação sem se importar com o alto valor pago na aquisição.


            Uma cantora de sucesso internacional possui também uma bonita história de superação. Seu pai abandonou sua família e sua mãe a deixou com a avó. Após se casar, sofreu agressões físicas e humilhações do marido. Separou-se dele, investiu no seu talento musical e alcançou grande sucesso, sendo considerada, segundo a prestigiada revista Rolling Stones, uma das dez maiores cantoras de todos os tempos. Venceu oito vezes o prestigiado prêmio Grammy Awards, vendeu mais de 200 milhões de cópias de discos no mundo todo e é classificada como “A Rainha do Rock’nRoll”, sendo a artista feminina mais bem sucedida nesse gênero musical. Seu nome: Anna Mae Bullock, mais conhecida como Tina Turner. Ela sofreu, como muitas mulheres, violência doméstica. Experimentou, como muitas pessoas, o gosto amargo do abandono daqueles que deveriam lhe oferecer carinho e proteção. Mas, como poucos, superou todos esses graves problemas pessoais e venceu apostando em seu talento: o de cantar com uma voz poderosa, emocionando os seus fãs pelo mundo.


            De fato,são três histórias inspiradoras. No entanto, o segredo dessas pessoas para obter sucesso na vida não está vinculado a nenhum poder sobrenatural ou sorte extrema, mas, simplesmente,tiveram paciência para superar os obstáculos, persistência para implantar seus projetos, confiança em seus talentos e esperança em seus sonhos.Todas souberam absorver bem “o chute no dente” aplicado pela vida e transformaram esse revés em força de superação, como preconizou um dia o próprio Walt Disney.




últimas