MEIO AMBIENTE

Alunos da rede municipal ajudam na construção da 'casa sustentável'

Alunos da rede municipal ajudam na construção da 'casa sustentável'

Projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente usa garrafas PET para substituir os tijolos

Projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente usa garrafas PET para substituir os tijolos

Publicada há 6 anos

SECOM 


Com milhares de garrafas PET, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fernandópolis, em parceria com os cursos de Engenharia Ambiental e Civil da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) e Secretaria Municipal e Educação, está construindo uma “casa sustentável” do projeto “Casa PET”, no Centro de Educação Ambiental (Horto Florestal).


Até o momento, os alunos da rede municipal, estagiários e também estudantes dos cursos de Administração e Contabilidade já encheram cerca mil garrafas PET com areia, que serão utilizadas no lugar dos tijolos da casa, que terá sua estrutura formada de eucalipto tratado e o telhado de materiais recicláveis, neste caso com caixinhas de leite e também grama, formando parte do telhado verde.


A construção conta com a ajuda dos alunos do 5º ano das escolas municipais que estão participando ativamente da construção. A programação é diária e em períodos alternados. As crianças vão até o Centro e lá participam de uma palestra sobre produtos recicláveis e aprendem o processo da construção da casa. Após, as crianças começam a dar o primeiro passo da construção que é encher as garrafas pets. O término da obra só será possível quando todas as garrafas estiverem preenchidas de areia.


A proposta de incluir as crianças na construção tem a intenção de mostrar o quão importante é o descarte correto do lixo, e as inúmeras possibilidades de criação com materiais recicláveis. Assim que a casa estiver tomando forma os alunos serão convidados a participar novamente.




Objetivo é mostrar para as crianças o quão importante é o descarte correto do lixo 





últimas