EDUCAÇÃO

Gaspar Ruas é ‘Destaque Local’ do prêmio Gestão Escolar

Gaspar Ruas é ‘Destaque Local’ do prêmio Gestão Escolar

Projeto da unidade escolar recebe prêmio representando toda a Diretoria Regional de Ensino

Projeto da unidade escolar recebe prêmio representando toda a Diretoria Regional de Ensino

Publicada há 6 anos

SECOM 


A EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) José Gaspar Ruas foi contemplada como “Destaque Local”do “Prêmio Gestão Escolar”, concedido pelo CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação) pelo projeto “Construindo Gestão Democrática no Gaspar: fortalecendo vínculos entre escola e comunidade”, desenvolvido pela unidade escolar e que representou a Diretoria Regional de Ensino de Fernandópolis no prêmio entre todas as escolas das redes estadual, municipal e particular das cidades vizinhas.


“Esta é uma grande conquista para nossa comunidade escolar.E tudo isso é resultado de um esforço coletivo: colaboradores, docentes, caseiro escolar, responsáveis pelos alunos, colegas gestores, supervisão, equipe da Secretaria Municipal de Educação, e é claro os estudantes que acreditam em nossos trabalhos! Temos imensa gratidão a nossa comunidade escolar que acredita que sim, é possível ainda, democratizar a democracia no espaço escolar!”, destacou o diretor Gilberto Abreu de Oliveira.


Em seu projeto, a EMEF José Gaspar Ruas mostrou que busca por meio de sua equipe gestora e pedagógica ampliar e consolidar a unidade escolar como mais um ponto de democracia e participação popular nas ações desenvolvidas na instituição.A escola trabalha com o intuito de estreitar os laços de democracia e busca meios para descentralizar decisões que devem ser coletivas por natureza.


“Os avanços esperados são para que se amplie a participação e que juntos se possa organizar meios de gerir a instituição escolar. Devemos enquanto educadores pensar uma proposta pedagógica comações práticas que busquem o diálogo, o posicionamento crítico, a reflexão e sobretudo acoerência entre o que se fala e o que se faz, tendo como norte um posicionamento a favor da educação para toda comunidade. O acesso e permanência naunidade escolar como direito, é um grande passo para conquista da qualidade social”, destacou o diretor Gilberto.


A escola Gaspar Ruas entende que é preciso defender uma prática educativa humana e democrática com intençõeses pecíficas para as melhorias das condições de formação e construção de uma sociedade mais justa.Deste modo, o projeto que concorreu ao prêmio compartilha dessa concepção de participação estudantil e da comunidade escolar, uma vez que as instituições escolares devem ainda propor um ensino organizado a partir da preocupação com os direitos humanos promovendo uma cultura de respeito aos demais colegas dentro do espaço escolar.


A secretaria municipal de Educação Flávia Resende ressaltou o ótimo trabalho que as equipes escolares estão desenvolvendo. “Nossas escolas vem participando de várias atividades e estão sendo reconhecidas. Recentemente, ficamos muito bem colocados na ‘MostraFer’ e agora este reconhecimento junto à Gaspar Ruas. Isso demonstra que estamos no caminho certo”, comentou Flávia Resende. 

           

 


"Esta é uma grande conquista para nossa comunidade escolar", destacou o diretor Gilberto Abreu de Oliveira. 





últimas