ESTRATÉGIA DIG

As publicidades estão nas redes sociais ‘clique a clique’

As publicidades estão nas redes sociais ‘clique a clique’

Ideia é criar uma identificação entre a marca e a pessoa que está anunciando

Ideia é criar uma identificação entre a marca e a pessoa que está anunciando

Publicada há 6 anos

Da Redação 


Até anos atrás, uma marca que desejasse anunciar tinha como opção, basicamente, os meios de comunicação – jornais, revistas, rádios, folhetos, outdoors, portais da internet. Se quisesse turbinar seu anúncio, poderia contratar alguma celebridade, como ainda hoje acontece. O advento das redes sociais, porém, criou um nicho: notoriedades municipais e regionais se transformaram em meios de comunicação, por meio de seus perfis.


Sandra Moreira, que atua como digital influencer com mestrado em Tecnologia e Sociedade, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba, realizou experiências para empresas renomadas e percebeu os resultados incríveis. “Eu já vinha percebendo que os formatos tradicionais estão perdendo espaço faz muito tempo. Ao mesmo tempo, existem pessoas com milhares de seguidores em redes sociais que estão conectadas o dia todo”, ressalta.


ENTENDA QUEM É O SEU PÚBLICO

Ainda de acordo com Sandra Moreira, que possui o limite de seguidores no seu perfil do Facebook e muitos no Instagram, perceber quais são as necessidades do público alvo e características como faixa etária, hábitos são interesses fundamentais para fazer o marketing digital. “Isso dá uma boa ideia se o post tem que ter mais imagem, mais informação, ser mais textual ou não”.


“Fazer vídeo é uma boa análise do perfil do público alvo e transmite a informação necessária com uma atuação natural e linguagem adequada. O que vai dar esse tom é um estudo em cima do pretenso público-alvo e da própria identidade da marca. Não faz sentido uma marca mais séria vir com conteúdo engraçadinho. Por outro lado, se marca descolada se colocar formalmente também é um problema”, completa.


CONTEÚDO RELEVANTE

É preciso ter em mente que, quando curte a página de uma empresa ou segue seu perfil nas redes sociais, o consumidor espera receber conteúdo relevante sobre aquela marca. “Se o conteúdo não for importante, de utilidade pública, tem que ser pelo menos relevante”, acrescenta.


Sandra Moreira diz que essa forma de fazer propaganda de maneira direta na Timeline das redes sociais pode dar bons resultados. “Esse é um caminho ideal. As empresas querem que você compre o produto, só que tudo acontece de um jeito muito leve, natural, sem aquele ‘compre, compre, compre’. Isso vai gerando um interesse legítimo nos consumidores exigentes que investe seu dinheiro suado em algo que agrega valor em suas vidas”.


Diariamente Sandra Moreira mantém a rede social atualizada com duas ou três postagens para levar informação aos seus seguidores, que são de diversos estados do país. No Instagram oisandramoreira, ela publica conteúdos de coaching, bem-estar e locais pelos quais se interessa. "O que eu mais gosto é de perceber o retorno imediato do meu trabalho. Eu posto algo e em poucos minutos há uma interação incrível. Receber o carinho dos seguidores nas ruas, inbox, comentários é ótimo. Muita gente acredita, incentiva e confia no que eu faço", conta satisfeita.


Segundo ela, o maior prazer nessa área é a possibilidade de criar uma grande rede de relacionamentos com várias pessoas e, de alguma maneira, poder dividir ideias e influenciar escolhas. “Somente propago o que realmente tem valor, o que respeita a natureza. Se a pessoa tem no empreendimento o amor no que faz e realmente coloca a satisfação dos clientes acima dos lucros”, ressalta.


VÍDEOS SÃO ÓTIMAS APOSTAS

Para Sandra Moreira, que conta com uma equipe técnica à disposição (Livia Bastos - responsável por vendas e capacitação; Luciana - cabeleireira - 99779-8237 e Elaine Gasparine - manicure - 997120147), gravar vídeos é um prazer há certo tempo. “Mostrar uma cara, dizer ‘olá, eu sou o Fulano’, isso traz uma segurança para as pessoas de ver o empresário. Os vídeos que eu gravo para os meus parceiros costumam atingir 10 mil visualizações em poucas semanas. Eles (vídeos) são espontâneos. O texto é feito no momento da gravação conforme a inspiração. 


Geralmente são produzidos no primeiro ato. Assim que acaba a gravação o vídeo é postado nas redes sociais já dando os primeiros resultados. Quem estiver interessado pelo trabalho pode entrar em contato comigo pelo 99793-7448”, destaca.


AFINAL...

A ideia é criar uma identificação entre a marca e a pessoa que está anunciando. Entre os atributos, a própria legião de fãs – que mantêm com elas uma relação diferente da existente entre uma revista e seu leitor, por exemplo. “Acaba-se atingindo um público muito mais engajado”, finaliza Sandra Moreira.


Segundo Sandra Moreira, essa modalidade de publicidade é muito bem aceita e beneficia empresas e pessoas influentes que têm bastante seguidores e popularidade na web 



Os vídeos gravados por Sandra Moreira costumam atingir 10 mil visualizações em poucas semanas 





últimas