IPTU 2018

Periferia terá valor reduzido e bairros nobres sofrerão reajuste

Periferia terá valor reduzido e bairros nobres sofrerão reajuste

Justiça fiscal: esse é o objetivo do projeto de lei, do prefeito André Pessuto, que prevê, em 2018, readequação na cobrança do IPTU de Fernandópolis

Justiça fiscal: esse é o objetivo do projeto de lei, do prefeito André Pessuto, que prevê, em 2018, readequação na cobrança do IPTU de Fernandópolis

Publicada há 6 anos

Da Redação


A readequação setorial do perímetro urbano de Fernandópolis não irá provocar aumento de 600% em carnês de IPTU para bairros na cidade. Quem garantiu foi o próprio prefeito André Pessuto-DEM, após diversas arguições levantadas em redes sociais na tarde de ontem, afirmando que os contribuintes teriam esse índice de reajuste aplicado para o tributo municipal do próximo ano.


Na realidade, explicou o gestor por meio da Assessoria de Imprensa, apenas alguns lotes isolados, não construídos e situados em condomínios de luxo, tal como, por exemplo, um localizado no Condomínio Brasitália, é que estará sujeito a tal índice.

“Tentaram dar a entender que qualquer um vai receber um carnê desta forma. Na verdade o IPTU em bairros mais valorizados do município está com o valor equivalente ao de outros bairros de Fernandópolis. Você acha isso justo? Sem aumentar os valores do metro quadrado, houve apenas uma readequação dos setores, onde alguns bairros considerados periféricos vão pagar menos do que pagam, e isso nunca aconteceu; outros vão permanecer no mesmo valor e alguns irão aumentar, justamente por estarem em áreas mais valorizadas”, destaca André Pessuto, que ainda salienta: “isso se chama justiça fiscal”.


Redução e aumento


A partir do próximo ano, segundo o projeto de lei aprovado pelo Legislativo no último dia 12, a área urbana municipal passou a ser dividida em vários setores, 25 no total. Segundo a administração, bairros periféricos, teoricamente onde se concentram os contribuintes de menor poder aquisitivo, terão os valores mantidos e, em muitos casos, até reduzidos. Sem precisar quais, a Assessoria de Pessuto afirmou que constatou até 30% de queda.


Por outro lado, bairros mais nobres, sobretudo condomínios fechados e, principalmente, lotes ainda não construídos, estarão sujeitos a maior taxação.

Confira alguns bairros que terão aumento: Residencial Brasitália; Residencial Terra Verdi e Residencial Sol Nascente.


Confira alguns bairros que terão redução: São Francisco; Jardim Uirapuru; Jardim Ipanema; Santo Antônio e partes da Cohab Antônio Brandini, da Brasilândia; do Jardim Araguaia.


Tão logo a municipalidade disponibilize os índices setoriais, estaremos publicando os novos valores do IPTU fernandopolense.

últimas