CONCILIANDO TRA

Garra e força de vontade para construir um futuro melhor

Garra e força de vontade para construir um futuro melhor

Jovem trabalhou como pedreiro e pintor para realizar o sonho de conquistar o diploma universitário

Jovem trabalhou como pedreiro e pintor para realizar o sonho de conquistar o diploma universitário

Publicada há 6 anos

“Trabalhar não é sacrifício para ninguém, muito pelo contrário: é um prazer que nos torna parte do mundo” 



Por Livia Caldeira


Para Diogo Henrique de Morais, 24 anos, trabalho significa sair da zona de conforto, arregaçar as mangas e correr atrás dos sonhos em busca de melhores oportunidades. Exemplo para quem pensa que não vale a pena lutar pelos próprios objetivos, ele enfrenta jornada de oito horas diárias e ainda encontra disposição para fazer faculdade de noite e sair com os amigos e a namorada aos finais de semana.



O jovem conta que já trabalhou como ajudante de pedreiro para pagar os estudos e atualmente é pintor, além de cursar Educação Física. E não para por aí. Nas horas vagas ele ainda encontra um tempinho para administrar uma página que criou no Facebook, denominada “O Menino Pedreiro”, sucesso nas redes sociais e seguida por mais de 8 mil pessoas. “Ao criar a página eu quis demonstrar o orgulho que sinto em realizar um trabalho digno. Estamos em um momento em que o país enfrenta inúmeros escândalos de corrupção, por isso acho importante valorizar o esforço do trabalho honesto”, explica. Em entrevista ao “O Extra.net”, Diogo fala sobre a sua dupla jornada e faz uma reflexão sobre como algumas profissões ainda são menosprezadas em nossa sociedade.


Diogo também  já trabalhou no campo para pagar faculdade



O EXTRA: Por que você começou a trabalhar como pedreiro?

DIOGO: Antes de começar a trabalhar como pedreiro eu já havia passado por outros três empregos. Sempre gostei de trabalhar e não ficar parado, independente do tipo de trabalho. Muitos já me criticaram ou menosprezaram ao me ver sujo trabalhando como ajudante de pedreiro, mas isso nunca foi um problema pra mim. O importante é ter a consciência limpa de que estou fazendo e me dedicando a algo que me faz feliz e me torna uma pessoa melhor.


O EXTRA: Você já passou por alguma situação constrangedora por conta de seu trabalho?

DIOGO: Uma vez me chamaram de “pobrezinho” e “coitado de pedreirinho”. Na ocasião eu não fiquei ofendido e não respondi com insultos. Simplesmente fiz um desabafo em meu Facebook explicando o quão orgulhoso eu sou de conseguir bancar meus próprios estudos e vencer de cabeça erguida graças a esse trabalho de “pobrezinho”.



O EXTRA: Qual a importância dos estudos para você?

DIOGO: Eu me formei agora no final do ano em Educação Física (licenciatura) e pretendo continuar no ano que vem fazendo um curso de bacharelado. Acho que o estudo é fundamental para qualquer pessoa e em qualquer profissão. Sou muito grato a Deus por ter me dado a possibilidade de realizar meu sonho de conquistar um diploma.


O EXTRA: Quem são as pessoas que mais te apoiaram a correr atrás dos seus objetivos?

DIOGO: Sem dúvidas minha avó. Ela sempre me ensinou valores como a importância dos estudos, honestidade, humildade, simplicidade, disciplina e nunca abaixar a cabeça pra ninguém.



O EXTRA: Por que sua avó é tão importante pra você?

DIOGO: Eu fui criado por ela, a considero como minha mãe e a ela devo tudo que sei e sou. Ela é uma pessoa de muita sabedoria e amor, sou muito grato a ela pelos conselhos e ensinamentos que me deu.


O EXTRA: Você trabalhou como servente e agora como pintor. O que aprendeu nessas profissões?

DIOGO: Acho que a maior lição que tiro dessas experiências é que não existe trabalho pior nem melhor, todos são dignos e merecem respeito. Construir o próprio futuro de forma honesta não tem preço.


Jovem se formou no curso de Educação Física e pretende dar continuidade aos estudos em 2018


últimas