EDUCAÇÃO

Prefeitura inaugura extensão da escola Coronel

Prefeitura inaugura extensão da escola Coronel

Unidade II atende a 180 alunos do primeiro ano do ensino fundamental

Unidade II atende a 180 alunos do primeiro ano do ensino fundamental

Publicada há 6 anos

SECOM   







A Prefeitura de Fernandópolis inaugurou na manhã desta sexta-feira, 02, a escola que funcionará como extensão da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Coronel Francisco Arnaldo da Silva, na ruaManoel Marques Rosa, 371, Jd. América, atendendo a 180 alunos do primeiro ano do ensino fundamental.


Natália Dante, diretora da escola, destacou o empenho da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fernandópolis para que esta unidade começasse a funcionar e agradeceu a presença dos convidados na inauguração.


Francisco Arnaldo da Silva Neto, representando a família do patrono, destacou que este foi um dia especial. “Momentos como esse mexem com nossas memórias. Fui aluno dessa escola e todos que fizeram parte de meu processo educacional estão em minhas lembranças e foram muito importantes em minha formação. O sentimento de todos nós da família é de gratidão por ver o crescimento desta escola que sempre foi bem conceituada. O nome de meu avô aqui deixa a lembrança do exemplo de homem bom que ele foi”, disse. Também estavam no evento o ex-prefeito Milton Edgard Leão, neto do Coronel, e Francisco Arnaldo da Silva Filho (bisneto do patrono da escola).


O vereador Salvador de Castro falou em nome da Câmara Municipal. “Quando surgiu a possibilidade de criar esta extensão, nós conversamos com os pais e explicamos a eles a necessidade desta nova unidade para atender a todas as crianças. Quero parabenizar a secretária Flávia Resende e a todos da Educação pelasações desenvolvidas”, falou.


O vice-prefeito Gustavo Pinato ressaltou a importância do trabalho realizado na área da educação em Fernandópolis e falou que esta é a base para uma boa formação dos cidadãos. A secretária municipal de Educação, Flávia Resende, destacou que muitas pessoas se envolveram para que a escola ficasse pronta em três meses. “Nossos trabalhos começaram em outubro, assim que os professores e nossa equipe técnica perceberam a necessidade de vagas. Se não houvesse essa união e se o prefeito não entendesse a necessidade deste local, esta inauguração não aconteceria hoje; a união foi essencial, todo mundo fez sua parte, inclusive os pais. Essa escola tem sua marca, construída com muito trabalho”, destacou.


Edis Albanez, pai de aluno da escola Coronel, foi um dos colaboradores essenciais. Ele ajudou a colocar azulejos e pintar a escola nova. “Fiz esse trabalho voluntário com muita alegria, por gratidão por tudo o que eles fazem a meus filhos”, falou.

O prefeito André Pessuto não participou da cerimônia porque acompanhava evento estadual na capital do estado ao lado do deputado estadual Gilmar Gimenes. O deputado federal Fausto Pinato também justificou sua ausência pela necessidade de cumprir agenda fora da cidade.


Patrono

A escola Coronel tem como patrono “Coronel Francisco Arnaldo da Silva”, que nasceu em Juazeiro (Bahia). Casou-se com a senhora Isabel Almeida da Silva e dessa união nasceram seus 11 filhos. Por volta do ano de 1929 veio residir na região com o objetivo de desenvolver a cultura do café, desenvolveu também importante papel na pecuária.


Contribuiu na construção de nossa Fernandópolis, doando terras a então Vila Pereira, trabalhou muito pelo crescimento da cidade que ajudou a fundar. Entre os amigos era conhecido como “Velho Chico”. Em reconhecimento, recebeu a homenagem de amigos que deram seu nome ao antigo Grupo escolar de Fernandópolis “Escola estadual Coronel Francisco Arnaldo da Silva”.


O título de coronel lhe foi atribuído por ser ele um profundo conhecedor e estudioso de leis, além de chefe político de relativo poder econômico. A escola Coronel iniciou suas atividades em 20 de fevereiro de 1958 e neste ano comemora 60 anos, jubileu de diamante.





últimas