ÁREA ARTÍSTIC

Secretaria Municipal de Educação lança ‘Projeto Cultural Piloto’

Secretaria Municipal de Educação lança ‘Projeto Cultural Piloto’

Oficinas são desenvolvidas nas escolas da rede pública municipal

Oficinas são desenvolvidas nas escolas da rede pública municipal

Publicada há 6 anos

SECOM 


As oficinas culturais despertam sensibilidade para a área artística, uma vez que o desenvolvimento global do ser humano contempla esse campo do conhecimento. Crianças e adolescentes  que passam pela experiência artística certamente terão mais facilidade para lidar com as pessoas, para trabalhar em equipe, para se expressar, tanto na fala, quanto na escrita, além de possivelmente poder incorporar para suas vidas o compromisso e a disciplina que o trabalho os ensinará.


Através de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura, foi criado em Fernandópolis mais um importante trabalho desenvolvido com alunos. 


O ‘Projeto Cultural Piloto’, com foco no desenvolvimento dos estudantes da rede municipal, teve início há poucos dias e já vem apresentando importantes resultados.


Para o início dos trabalhos, que é desenvolvido por meio de atividades culturais, foram selecionadas quatro escolas que atendem em tempo integral, sendo elas: ‘Alberto Senra’, ‘João Garcia Andreo’, ‘Pedro Malavazzi’ e ‘Melvin Jones’ (Agrícola).


A atividade artística escolhida para o pontapé inicial do projeto foi o Teatro. A Secretaria de Cultura entrou na parceria cedendo o profissional Fábio Sanches para ministrar as aulas e coordenar todo o processo de desenvolvimento do referido projeto, através da formação de grupos teatrais dentro das escolas. Esses grupos, ao final do ano, poderão apresentar os resultados atingidos na Mostra Estudantil de Teatro (em outubro) e, possivelmente, em outros eventos da mesma natureza realizados em todo o Estado de São Paulo.


O projeto tem um caráter piloto e está em fase de adaptação. A perspectiva é expandir as atividades para toda a rede de ensino municipal e agregar ao conteúdo outras atividades do segmento cultural, como a Dança Música, Artes Plásticas e Literatura. O objetivo, de acordo com os organizadores, é criar um Centro Educativo Artístico/Cultural.

        

“Num primeiro momento já é possível notar uma diferença comportamental das crianças envolvidas no projeto. Essa diferença começa no ambiente escolar e, com o passar dos dias, atinge toda a comunidade ao seu redor. Além disso, possíveis apresentações de espetáculos, resultado das atividades ao longo do ano, terão relação direta com a sociedade que os assistirão. Esse público terá a oportunidade de estar em contato com um tipo de arte que não é comum no dia-a-dia. Tal experiência trará uma visão diferente sobre os temas abordados nos espetáculos. A Arte, por si só, é transformadora, podendo quebrar preconceitos e despertar novas ideias e possibilidades”, explanou o professore Fábio.

 

 Alunos de quatro escolas do município já contam com as aulas teatrais do projeto  





últimas