ENTRELINHAS

Com 100% de ocupação na UTI, Estado "salva" Votuporanga com aumento de 80% nos leitos

Com 100% de ocupação na UTI, Estado "salva" Votuporanga com aumento de 80% nos leitos

De 10 vagas, capacidade da UTI para Covid-19 subirá para 18

De 10 vagas, capacidade da UTI para Covid-19 subirá para 18

Publicada há 3 anos


Da Coluna Entrelinhas


Com 100% de ocupação na UTI, Estado "salva" Votuporanga com aumento de 80% nos leitos

Uma reação digna de elogios.

Um dia após a Santa Casa de Votuporanga, também responsável pelo atendimento de 17 municípios circunvizinhos nos casos relativos ao coronavírus, atingir 100% de ocupação nos leitos de UTI destinados à pandemia, eis que o governo do Estado anunciou a liberação de mais oito vagas naquela unidade hospitalar.

A confirmação deu-se em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, através do secretário de Desenvolvimento Regional Marcos Vinholi. Em todo o estado paulista foram liberados mais 61 novos leitos.

Tomara que a instalação e equipagem se dê na mesma velocidade do anúncio, o que, em tese, resultará num aumento de 80% (de 10 para 18 leitos) e protelará a transferência de pacientes com Covid-19 para o Hospital de Base de Rio Preto ou outras unidades regionais.

Para Jales, onde a Santa Casa está em situação similar e atingiu lotação máxima antes de Votuporanga, não houve registro de novas concessões.


Elogiável transparência da família administradora da Cafeeira Sato de Fernandópolis

Seguindo a linha de atuação da empresária ouroestense Sílvia Zanetoni, que se expôs publicamente desde a confirmação positiva de seu caso, chegando até mesmo a abrir um canal digital para trocar experiências com outros pacientes ou curiosos (lembre o caso clicando aqui: http://oextra.net/22858/paciente-de-ouroeste-diagnosticada-positivo-para-o-novo-covid-19-e-curada-e-relata-sobre-a-doenca-e-seu-isolamento), eis que o exemplo agora veio da Família Sato, administradora da cafeeira com mesmo codinome.

Num texto divulgado por Vania Sato (republicado em nosso site), ela confirmou o diagnóstico positivo da matriarca Sueno Baba Sato e as medidas pessoais, familiares e empresariais adotadas, além de relatar o estado de saúde de todos.

Óbvio que é uma escolha pessoal (a divulgação ou não), merecendo respeito qualquer das opções, mas em casos que envolvem terceiros, similarmente a este (o estabelecimento comercial é referência na cidade e atrai grande público), a primeira opção é a mais recomendável.




Justiça nega ampliação de horários em Rio Preto; em Fernandópolis, ACIF quer horário estendido no sábado

O afã pela reabertura total ou ampliada descontrolada exponencia o risco de um fechamento total num futuro breve.

Feita a consideração, aos fatos.

A Justiça Estadual negou nesta quinta-feira, 04, o pedido do Sincomércio de Rio Preto que pretendia ampliar - de quatro para seis horas - o horárop de funcionamento do comércio. Na mesma canetada, a juíza Tatiana Pereira Viana Santos também indeferiu o pedido para dilatar a taxa de ocupação dos estabelecimentos, passando de 20% para 30%.

 "Indefiro o pedido de tutela para abertura do comércio por seis horas diárias e aumento de 30% da ocupação, devendo o comércio obedecer as regras fixadas tanto pelo Decreto Estadual quanto pelo Decreto Municipal até que o município consiga progredir para a próxima fase do Plano", relata trecho da sentença.

Enquanto isso, em Fernandópolis, a Associação Comercial e Industrial-ACIF afirmou que o comércio ficará aberto das 08h00 às 16h00 neste sábado, 06. 

Não sabemos ainda se a Prefeitura Municipal autorizou a concessão extra, facilmente derrubável na Justiça.


Convenções partidárias para disputa municipal poderão ser virtuais

A que situação chegamos! Inovação é a saída!

Pois o Tribunal Superior Eleitoral-TSE autorizou nesta quinta-feira, 04, por unanimidade, a realização de modo virtual das convenções partidárias para a escolha dos candidatos nas eleições municipais deste ano, tendo em vista as recomendações de distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Pela decisão, ficou estabelecido que os partidos têm liberdade de estabelecer regras e escolher os procedimentos para a realização das convenções virtuais, desde que garantam ampla publicidade a todos os filiados e atendam a todas exigências da legislação eleitoral já em vigor.

De acordo com a legislação eleitoral, as convenções, obrigatórias para a escolha dos candidatos, devem ser realizadas por todos os partidos entre 20 de julho e 5 de agosto.


"A ideia é que as empresas grandes, chamadas âncoras das cadeias produtivas, tenham acesso ao crédito direto do BNDES e irriguem toda a cadeia produtiva. Esses recursos serão controlados e rastreados, com regras para comprovação do histórico de relacionamento dessas “grandes empresas” com seus clientes e serão destinados apenas para financiar o crédito das micro, pequenas e médias empresas. Precisamos de mais agilidade, as empresas estão fechando, o desemprego aumentando", sobre projeto de lei por ele apresentando que busca eliminar as barreiras que impedem que os recursos cheguem na ponta.
últimas