ENTRELINHAS
Com 100% de ocupação na UTI, Estado "salva" Votuporanga com aumento de 80% nos leitos
Com 100% de ocupação na UTI, Estado "salva" Votuporanga com aumento de 80% nos leitos
De 10 vagas, capacidade da UTI para Covid-19 subirá para 18
De 10 vagas, capacidade da UTI para Covid-19 subirá para 18
Da Coluna Entrelinhas
Com 100% de ocupação na UTI, Estado "salva" Votuporanga com aumento de 80% nos leitos
Uma reação digna de elogios.
Um dia após a Santa Casa de Votuporanga, também responsável pelo atendimento de 17 municípios circunvizinhos nos casos relativos ao coronavírus, atingir 100% de ocupação nos leitos de UTI destinados à pandemia, eis que o governo do Estado anunciou a liberação de mais oito vagas naquela unidade hospitalar.
A confirmação deu-se em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, através do secretário de Desenvolvimento Regional Marcos Vinholi. Em todo o estado paulista foram liberados mais 61 novos leitos.
Tomara que a instalação e equipagem se dê na mesma velocidade do anúncio, o que, em tese, resultará num aumento de 80% (de 10 para 18 leitos) e protelará a transferência de pacientes com Covid-19 para o Hospital de Base de Rio Preto ou outras unidades regionais.
Para Jales, onde a Santa Casa está em situação similar e atingiu lotação máxima antes de Votuporanga, não houve registro de novas concessões.
Elogiável transparência da família administradora da Cafeeira Sato de Fernandópolis
Seguindo a linha de atuação da empresária ouroestense Sílvia Zanetoni, que se expôs publicamente desde a confirmação positiva de seu caso, chegando até mesmo a abrir um canal digital para trocar experiências com outros pacientes ou curiosos (lembre o caso clicando aqui: http://oextra.net/22858/paciente-de-ouroeste-diagnosticada-positivo-para-o-novo-covid-19-e-curada-e-relata-sobre-a-doenca-e-seu-isolamento), eis que o exemplo agora veio da Família Sato, administradora da cafeeira com mesmo codinome.
Num texto divulgado por Vania Sato (republicado em nosso site), ela confirmou o diagnóstico positivo da matriarca Sueno Baba Sato e as medidas pessoais, familiares e empresariais adotadas, além de relatar o estado de saúde de todos.
Óbvio que é uma escolha pessoal (a divulgação ou não), merecendo respeito qualquer das opções, mas em casos que envolvem terceiros, similarmente a este (o estabelecimento comercial é referência na cidade e atrai grande público), a primeira opção é a mais recomendável.
Justiça nega ampliação de horários em Rio Preto; em Fernandópolis, ACIF quer horário estendido no sábado
O afã pela reabertura total ou ampliada descontrolada exponencia o risco de um fechamento total num futuro breve.
Feita a consideração, aos fatos.
A Justiça Estadual negou nesta quinta-feira, 04, o pedido do Sincomércio de Rio Preto que pretendia ampliar - de quatro para seis horas - o horárop de funcionamento do comércio. Na mesma canetada, a juíza Tatiana Pereira Viana Santos também indeferiu o pedido para dilatar a taxa de ocupação dos estabelecimentos, passando de 20% para 30%.
"Indefiro o pedido de tutela para abertura do comércio por seis horas diárias e aumento de 30% da ocupação, devendo o comércio obedecer as regras fixadas tanto pelo Decreto Estadual quanto pelo Decreto Municipal até que o município consiga progredir para a próxima fase do Plano", relata trecho da sentença.
Enquanto isso, em Fernandópolis, a Associação Comercial e Industrial-ACIF afirmou que o comércio ficará aberto das 08h00 às 16h00 neste sábado, 06.
Não sabemos ainda se a Prefeitura Municipal autorizou a concessão extra, facilmente derrubável na Justiça.
Convenções partidárias para disputa municipal poderão ser virtuais
A que situação chegamos! Inovação é a saída!
Pois o Tribunal Superior Eleitoral-TSE autorizou nesta quinta-feira, 04, por unanimidade, a realização de modo virtual das convenções partidárias para a escolha dos candidatos nas eleições municipais deste ano, tendo em vista as recomendações de distanciamento social durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Pela decisão, ficou estabelecido que os partidos têm liberdade de estabelecer regras e escolher os procedimentos para a realização das convenções virtuais, desde que garantam ampla publicidade a todos os filiados e atendam a todas exigências da legislação eleitoral já em vigor.
De acordo com a legislação eleitoral, as convenções, obrigatórias para a escolha dos candidatos, devem ser realizadas por todos os partidos entre 20 de julho e 5 de agosto.