ENTRELINHAS

Eleições 2020! O Mapa dos votos em Indiaporã e Pedranópolis

Eleições 2020! O Mapa dos votos em Indiaporã e Pedranópolis

Quais os nomes que devem estar nas urnas em Novembro

Quais os nomes que devem estar nas urnas em Novembro

Publicada há 3 anos


Da Coluna Entrelinhas


Foi preciso a "intervenção" de Pinato para a consumação da aliança

Prefeito, vice e assessores junto à empresária Cida Pessoto e padre Júnior Lucato. Foto: Arquivo/Jornal O Extra.net/2017

A que situação chegamos! Tantas vezes reincidentes as miscelâneas protagonizadas pelos tucanos daqui que, a bem de um mínimo de credibilidade na política, fez-se necessária uma intervenção. E ela veio, forte e surpreendendo a muitos (a nós e aos nossos leitores não).

Pois após indas e vindas, nomeações, indicações e retrocessos por parte dos Diretórios Municipal e Estadual do PSDB, relativamente ao posto de vice-prefeito na coligação encabeçada por André Pessuto-DEM e que irá tentar manter-se na chefia do Executivo fernandopolense, eis que o deputado Fausto Pinato-Progressistas, com uma delicadeza e polidez que tem marcado suas últimas ações e reações, entrou em campo e praticamente definiu: a vaga será ocupada pela empresária supermercadista Cida Pessoto, há tempos agremiada no partido e que há tempos, mais precisamente em 04 de Julho, afirmamos que era cotadíssima para o cargo (clique aqui para conferir: http://oextra.net/24624/pp-ronca-grosso-e-ameaca-lancar-cida-pessoto-para-disputar-a-prefeitura-de-fernandopolis).

Tal definição certamente levará o embate político a outro patamar e provocará uma reação em cadeia, sobretudo nos adversários do grupo que terão que se moverem, bem e rapidamente, se quiserem provocar uma disputa com reais possibilidades de vitória, buscando agregar nomes de peso e com reputação.

Pois é! André e Fausto estão, por mais que digam o contrário, sólidos e unidos em busca da reeleição e a intervenção do parlamentar só ocorreu em meio à balbúrdia generalizada que se insinuava, reflexiva de um partido (o PSDB) que precisa ser refundado, aqui, no estado e no país.


Eleições 2020! O Mapa dos votos em Indiaporã e Pedranópolis

Prosseguindo a série de colunas especiais relativas ao pleito municipal na região, trazemos agora a situação político/eleitoral nos colégios pedranopolense e indiaporãense.

Ambos ostentam consideráveis diferenças: enquanto que uma estabilidade rege os quadros executivos de um, com pouquíssimas probabilidades de alteração dos envolvidos (salvo a vaga de um dos vices), no outro ainda perdura inúmeras possibilidades que vão desde três candidatos ou, pasmem, até concorrente único.

Se quiser relembrar as análises em outros municípios, clique abaixo:

- Fernandópolis e Ouroeste - http://oextra.net/25615/eleicoes-2020-o-mapa-dos-votos-em-fernandopolis-e-ouroeste

- Mira Estrela e Populina - http://oextra.net/25832/eleicoes-2020-o-mapa-dos-votos-em-mira-estrela-e-populina

- Estrela d´Oeste, Guarani d´Oeste e Macedônia - http://oextra.net/25390/eleicoes-2020-o-mapa-dos-votos-em-estrela-guarani-e-macedonia 


Pedranópolis: Dupla atual – Marquinhos e Cidinho – contra revelação oposicionista

Marquinhos enfrentará Rodrigo nas urnas em Novembro: continuidade ou renovação? Arte: Jornal O Extra.net

Bem delineado e em avançado processo de consolidação dos nomes, restando parcas dúvidas, no processo eleitoral pedranopolense.

De um lado está a mesma dupla eleita em 2016, encabeçada pelo atual prefeito Marcos Adriano-PTB e pelo vice Cidinho Tanganelli-PSDB, que buscam a continuidade frente ao município; no polo oposto está uma revelação que pode ser considerada uma novidade na política municipal: Rodrigo Nunes, do Solidariedade, que encabeça uma composição de forças oposicionistas e é popularmente conhecido como "Rodrigo da Funerária".

Do lado situacionista, Marquinhos tem o imenso desafio de reverter um quadro amplamente desfavorável já quantificado em pesquisas administrativas publicas em 2019, avaliando sua administração como a pior dentre todos os Executivos Municipais da microrregião (http://oextra.net/19125/com-28-de-aprovacao-reeleicao-de-marcos-adriano-e-rejeitada-por-66); desta vez, como novidade, aparentemente, ele conta com o apoio do ex-prefeito Sidinei de Sá.

Já Rodrigo, que teria o ex-prefeito Betinho Martins dentre os apoiadores, tem que, preliminarmente, definir o nome de seu vice em busca de “musculatura” para a campanha que se avizinha. O ex-vereador Luiz Savoine-Podemos era, anteriormente cotado, mas já não há tanta segurança de que será o escolhido, após o processo de cassação em Julho, junto com o edil Evanir Romano Vicente de Lima (http://oextra.net/24578/vereadores-sao-cassados-por-irregularidades-em-contrato-juridico), embora o Tribunal de Justiça de São Paulo tenha restabelecido, nesta semana, seu mandato (clique aqui para ler: http://oextra.net/25995/tribunal-de-justica-determina-que-camara-de-pedranopolis-restabeleca-cargos-de-vereadores-cassados).


Indiaporã: Bernadete x Aderito é o mais provável, mas há outras possibilidades

Confronto entre Bernadete e Aderito é o mais provável mais outros cenários podem surgir. Arte: Jornal O Extra.net

Situação extremamente dúbia a eleitoral indiaporãense. Dá para afirmar que caminha rumo ao confronto entre Bernadete Sponchiato, pelos idos oposicionistas contra Aderito da Silva, defendendo o legado da atual prefeita Elaine Rocha. Esse aparenta ser o cenário mais factível, porém – e cá entra a álea – podem acontecer outros desdobramento que coloquem mais nomes no pleito, sobretudo de Cristina Aidar ou até mesmo outro pretendente (o vice Diego, o médico Renan Sakata e até Silmar).

Querem mais lenha a abastecer essa imensa fogueira? 

Pois acresça que até o último momento das convenções partidárias não está descartado o surgimento de – pasmem – candidatura única. É improvável mas não impossível.

Pois tornando ao cenário mais factível, rememoremos que Aderito da Silva foi vice-prefeito de Indiaporã no período entre 2013 a 2016, em parceria com Elaine Rocha, após derrotarem o prefeito Fernando Boi, que buscava a reeleição. Seu perfil é absolutamente governista e significará um processo de continuidade administrativa do clã Rocha. Aliás, a atual gestão municipal era, em 2019, uma das mais bem avaliadas na região (http://oextra.net/19140/com-evolucao-dos-indices-governo-elaine-chega-a-aprovacao-de-65).

Já Bernadete é nome recorrente na política local, sempre cogitada para disputas majoritárias e exerceu o cargo de vereadora na 12ª Legislatura entre 2001/2004, sempre participante de ações sociais e é viúva do médico Jair Sponchiato (in memoriam). Sua pré-candidatura é mais ligada aos setores oposicionistas e que buscam retornar ao Executivo, agora que nem Ricardo e nem Elaine concorrerão.

Há! Arrolar nomes de vices com o mínimo de segurança nessas composições sequer ainda é possível.


Maurivon desiste e disputa, por enquanto, fica restrita entre Alex e Chegado

Era um triunvirato a pleitear a chefia da municipalidade ouroestense. Era, pois desde o final da tarde de sexta-feira, 14, restou dois, com a desistência oficializada do empresário Maurivon Silva-PSDB.

Ele alegou, em texto divulgado em redes sociais, motivos pessoais para o ato radical e imputou a necessidade de sua presença frente a empresa, sobretudo nesse momento de pandemia, a outra razão para deixar de ingressar na vida pública.

Agora, a grande indagação que remanesce no município é se a campanha eleitoral correrá somente com os dois remanescentes - Alex Sakata e Fábio Chegado - ou se outro nome será apresentado ao eleitorado.

O renunciante era o candidato situacionista, apoiado pelas lideranças do atual governo municipal da prefeita Livia Oliveira.


Bares: sobrevivência ou derrocada? Timing correto é que irá responder

Enquanto por aqui se discute sobre a reabertura – a fórceps ou não – de bares, restaurantes e similares, pesquisa Intertek no Reino Unido mostra que:

- 70% não gostariam de retornar ao trabalho, a menos que práticas de saúde e segurança autenticadas estejam em vigor;

- 91% dos entrevistados concordam que seu empregador deve tomar medidas extras para proteger os funcionários; 

- No cenário das indústrias de consumo, apenas 24% dos entrevistados se sentem confiantes para visitar um bar ou restaurante; e,

- Apenas 27% se sentem confiantes em visitar hotéis.

É o que indagamos anteriormente: Será que compensa reabrir agora?

O timing correto é que determinará a sobrevivência ou a derrocada de muitos empreendimentos.


Bolsonaro: turbinado, atinge maior índice nas pesquisas

 Bolsonaro versão "paz e amor" atinge melhor desempenho nas pesquisas. Foto: Secom/Divulgação

E o Datafolha (olhe quem) divulgou pesquisa na quinta, 13, quantificando os índices relativos ao governo federal. E os números do presidente Bolsonaro atingiu a melhor avaliação de sua administração, com 37% de ótimo ou bom. Como regular ficaram 27% e como ruim ou péssimo 34%. Apenas 1% manifestou indecisão ou não respondeu.

Comparativamente com prévia anterior realizada entre os dias 23 e 24 de Junho, os resultados foram: 32% para ótimo ou bom; 23% como regular; 44% como ruim ou péssimo e os mesmos 1% não respondeu ou foi indeciso. 


João Pedro: sem a vaga de vice de André e numa luta dificílima para voltar à Câmara

Ironia do destino? João Pedro pode acabar duelando com Maiza por vaga na Câmara. Montagem: Jornal O Extra.net

Eis que aportou a informação (confirmada) de que o vereador tucano (ex-petebista e petista) desistiu de sua intenção de ser o vice de Pessuto (até porque a vaga será de Cida Pessoto). Era tão óbvio que surpreendeu vê-lo dispersando forças nessa empreitada.

Mas o problema mor para o bancário aposentado nem será esse.

Quando ele se debruçar, racionalmente e com números e projeções realistas, para analisar sua situação política atual verá que tem que concorrer ao Legislativo Municipal pelo PSDB, juntamente com Maiza Rio, em um cenário que projeta a eleição de um deles. Dificilmente de ambos (ou qualquer outros dois do partido).

Só a somatização de esplendidos desempenhos de ambos e de outros concorrente tucanos conjuntamente é que poderá permitir sonhar com duas cadeiras do partido no Palácio 22 de Maio a partir de Janeiro.

Lembrando que as coligações proporcionais (dentre partidos que concorrem à vereança) estão vedadas. 

- Licitações e a pandemia. Durante a pandemia do novo coronavírus, 68% das despesas realizadas pelos municípios paulistas foram feitas com dispensa de licitação. No total, essas contratações, feitas entre março e junho, representam R$ 1,71 bilhão. O levantamento é do Tribunal de Contas do Estado-TCE que acompanha as contas de 644 municípios.

 - Eleições municipais: trampolim para a Estadual? Aventa-se, e muito, nos bastidores políticos, a intenção de um dos pré-candidatos ao executivo fernandopolense de utilizar o pleito de Novembro agora com vistas à disputa estadual de 2022. Suas pretensões são concorrer à Assembleia Legislativa Paulista. O problema é que antes, tem que evitar passar vergonha, com votação insignificante, agora.

- Comércio sobe 8% mas não dá para comemorar. Segundo o IBGE, o varejo nacional subiu mais 8% em Junho e, após avanço recorde em Maio (13,9%), já recuperou os níveis pré-pandemia (Fevereiro de 2020). Mas ainda assim é o pior resultado desde 2016 e, pior ainda, o aumento foi puxado, em enormíssima parte, por um único setor: os supermercados que responderam por 52% do indicador.

- Doria é o 11º governador com Covid. A confirmação na quarta, 12, de que o tucano paulista testou positivo para o Coronavírus torna João Doria o 11º governador contaminado. Antes dele Wilson Witzel-RJ, Helder Barbalho-PA, Renan Filho-AL, Antonio Denarium-RR, Paulo Câmara-PE, Renato Casagrande-ES, Mauro Mendes-MT, Carlos Moisés-SC, Belivaldo Chagas-, SE e Eduardo Leite-RS. O prefeito da capital Bruno Covas, o presidente Jair Bolsonaro e sete de seus ministros também estão ou tiveram Covid-19.

- Restrições aos agentes políticos. A partir deste sábado, 15, por determinação da legislação eleitoral, os agentes públicos – incluindo prefeitos e vereadores – não podem praticar uma série de condutas, dentre elas participar de inaugurações, fazer pronunciamentos em cadeia de rádios ou televisões e até fazer publicidade ou propaganda institucional (a exceção são as relativas ao enfrentamento da pandemia do Coronavírus). Canais digitais de Prefeituras e Câmaras e suas respectivas redes sociais também devem ser desativados temporariamente, permanecendo a possibilidade da exceção: campanhas impessoais contra a Covid-19.


“Decisão já tomada meus amigos. Não serei candidato a vice”.

Do presidente do Sindicato Rural de Fernandópolis, confirmando que, menos de 24h00 após ver seu nome no processo sucessório como vice na coligação de André Pessuto, desistiu da tentativa eleitoral.


últimas