LÍVIO VONO

11 notícias

11 notícias

Por Lívio Vono - Comentarista esportivo

Por Lívio Vono - Comentarista esportivo

Publicada há 9 anos

Lívio Vono, Ivan Gomes e Gil Cipriano estarão hoje, a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez



01 - A todos nossos amigos que nos acompanham um grande abraço. Todos devem se lembrar de quando teve início a Taça Libertadores de América escrevemos neste espaço e perguntamos aos nossos leitores o que eles esperavam dos clubes brasileiros na respectiva competição. Talvez ainda seja cedo para se perguntar: Vocês estão satisfeitos com as campanhas que os clubes ainda estão realizando ou realizaram?


02 - Para o torcedor, que vive os momentos, que enxergam com os olhos da emoção os fatos é uma coisa, para quem escreve ou analisa nos meios de comunicação é outra coisa bem diferente. Aqui a análise tem que ser profissional, coerente, sem amor por quem quer que seja que está competindo. A análise tem que ser fria, pautada pela retidão mesmo que ainda estejamos com interpretação errada não intencionalmente, mas sim por falta de conhecimento mais profundo da matéria. 


03 - E as coisas são assim mesmo. Jornalismo para ter sucesso precisa que seja desvestido de antagonismo, puxa-saquismo ou o famoso “jabá” que nos meios da mídia quer dizer “ falar bem ou mal” para se ter um retorno quase sempre financeiro e praticado por “profissionais” que quase sempre não possuem ilibada qualidade técnica ou moral. Para nos, aqui de “O Extra.net”, isso jamais existiu ou existirá. 


04 – Por isso, neste espaço e em todas as edições deste diário a noticia é notícia, o comentário é comentário, doa a quem – quiser mesmo tendo certo ou errado. E nós temos mais acertado do que errado. Por isso, não vemos o futebol meramente como um esporte. Sim, e uma modalidade, mas antes de tudo e uma profissão. nunca deixa de ser um esporte, mesmo quando se fala, de um FFC ou a seleção brasileira. É trabalho. 


05 - E em sendo assim como ficaram ou como estão os clubes brasileiros na Libertadores da América? nada de muito bom. Se não vejamos: Palmeiras. Há muito anos o Verdão não era eliminado na fase de classificação da Liberta. Mas poderia caminhar um pouco mais isso poderia. Era sé empatar com o nacional do Uruguai que estaria classificado para a fase do mata-mata. Empatar os dois jogos que perdeu. 


06 - Isso era possível? Mesmo estando esquartejado tática, física e psicologicamente por Marcelo “pão de queijo” Oliveira ainda dava. Veja a campanha do nacional que está classificado para as oitavas de finais. na primeira fase duas vitórias em cima do Verdão e três empates; na segunda fase, primeiros mata-mata, dois empates contra o Corinthians, ou seja, até aqui cinco empates e duas magríssimas vitórias. Isso é campanha de quem pode ser campeão? 


07 – Corinthians - Como pode perder a quinta decisão de campeonatos dentro do Itaquerão em apenas 16 meses? não, não pode não. E olha que perdeu três das competições no ano de 2.015 quando tinha aquele time fantástico. Com esse aí não sei não, acredito que não ganhará nada ou quase nada. Às vezes pode até ganhar uma Copa do Brasil, mas a disputa é em mata-mata e nisso o Timão também já provou que mais morre do que mata. Caiu em Itaquera para o Timão em mata-mata  já era. Para ele Timão.... 


08 – Atlético Mineiro, São Paulo e Grêmio: O Galo deve eliminar o tricolor no embate de duas partidas. Tem mais time, mas não a tradição do São Paulo em Libertadores, mesmo assim deve passar de fase; que não se enganem os torcedores do tricolor que tudo está em céu de brigadeiro para o time por que não está; quanto ao tricolor gaúcho, enquanto escrevíamos esta coluna o jogo contra o Rosário Central não havia terminado, mas se passou de fase, boa sorte por que vai precisar muito. Ora time que foi eliminado no gauchão pelo Juventude .  


09 - Resta saber o seguinte: Será que depois dos próximos embates que começam na próxima quarta-feira só teremos um time brasileiro na disputa pela Libertadores ? Isso é muito provável, tomará que não. Mas este continua sendo o futebol dos 7 x 1, jamais esqueceremos disso e a comunidade esportiva do planeta vai demorar muito para esquecer. Ficou na história e se ficou nela fica para sempre. 


10- E Dunga, o Felipinho piorado, convocou a Seleção Brasileira de Futebol para a disputa da Copa América. Dunga e “copeiro” ganhou a Copa América passada. Copeiro disso, só disso e nada mais. Copa do Mundo que e bom nada. Pelos convocados até pode fazer menos feio do que e capaz. Mas não dá para entender como certos jogadores são figurinhas carimbadas nas convocações de
Dunga. Vira e mexe olha ele lá convocando ate atletas de “condomínio”. É mole ? não, é duro mesmo. 


11 - Peço para que me dêem oportunidade para falar de dois convocados: Elias, do Timão. Deveria ter sido convocado na  Copa do e não foi. Agora que está em descendência vai em todas as convocações. Elias tem medo de cobrar pênaltis decisivos; Rodrigo Caio do São Paulo: é mesmo jogador de “condomínio” mesmo. Fica parecendo que hoje no Brasil é mais importante ter um grande empresário do que jogar bem. 


FICA AQUI MAIS UMA VEz NOSSO CONVITE: Assista hoje a partir das 12h na tela do Canaldez da TV Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo, a Mesa Redonda do Futebol. Estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC e do Ligeirinho Ivan Gomes, repórter da Rádio Difusora. Até sábado se Deus quiser. Pergunta: Até quando o “jabá” vai correr solto nos meios esportivos e de parte da imprensa ????

últimas