LEVOU A ÁGUIA

Treinador que ‘subiu’ o Fefecê acerta com o Noroeste para a Copa Paulista

Treinador que ‘subiu’ o Fefecê acerta com o Noroeste para a Copa Paulista

Publicada há 7 anos

Breno Guarnieri

Em razão dos inúmeros acessos de divisões na carreira, Betão ganhou o apelido de “Rei do Acesso”



Na quarta-feira, 9, o Noroeste anunciou oficialmente a contratação de Betão Alcântara como novo técnico do time. O treinador já começa a trabalhar esta semana, juntamente com a diretoria e gerência de futebol, para definir o elenco para a Copa Paulista, prevista para começar no dia 5 de agosto.


O campeão da Copa Paulista tem direito de escolher uma vaga à Série D do Brasileiro ou a Copa do Brasil. Já o vice-campeão fica com a que restar.


recheado de conquistas

Experiente e com currículo recheado de conquistas, Betão é o atual campeão da Série A3 do Paulista, já que levou o Atibaia ao título da divisão e ao acesso à Série A2 de 2019. Nos últimos anos, entre 2015 e 2018, conquistou três acessos.

Pelo Atibaia, em 2018, Betão Alcântara obteve incríveis 12 vitórias em 19 partidas da primeira fase, com quatro empates e apenas três derrotas. Foram 32 gols marcados, sendo 20 de saldo. Na fase eliminatória, os números foram ainda melhores, com quatro vitórias e um empate, eliminando camisas tradicionais, como o próprio Norusca, Capivariano e Portuguesa Santista.


“Rei dos acessos”

Técnico desde 1998, Betão Alcântara é hoje popularmente conhecido como “rei dos acessos” do futebol brasileiro, pois vive grande fase à beira do gramado, já que obteve três acessos nos últimos três anos: Fefecê, Rio Preto e Atibaia.


Além do título deste ano com o Falcão e levando em conta seu trabalho mais recente, Betão conseguiu promover o Fernandópolis da Série B à Série A3 do Paulista, em 2015, mesmo ano em que o Norusca retornou à Terceirona. No ano seguinte, conquistou acesso com o Rio Preto da Série A3 à Série A2, em 2016. 


Com Jataiense, em 2002, Rio Verde, em 2011, e Anapolina, em 2013, foi campeão da Segunda Divisão Goiana e conduziu as equipes à elite local.


Experiência como jogador

Betão tem experiência de 17 anos como jogador de futebol profissional. Neste tempo, ele acumulou passagens de dois anos pelo futebol mexicano e cinco temporadas no Japão. No Brasil, Betão atuou pelo Atlético-PR, Bragantino, Botafogo, Ferroviária, CSA Alagoas, entre outros.


Após pendurar as chuteiras, ele se especializou na área de treinador. Já são 15 anos de carreira, que se iniciou em categorias de base, sendo campeão Paulista sub-15 pelo América/SP.

últimas