Nível Máximo

Abertura das comportas “não causa risco à população”, diz AES Tietê

Abertura das comportas “não causa risco à população”, diz AES Tietê

Reservatório se aproxima dos 99% e Usina de Água Vermelha abrirá comportas na manhã de hoje, à partir das 8 horas

Reservatório se aproxima dos 99% e Usina de Água Vermelha abrirá comportas na manhã de hoje, à partir das 8 horas

Publicada há 9 anos
Image title
Vazão chegará a 2.100 m³/s na manhã de hoje;


Nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 8h, a AES Tietê aumentará a vazão da Usina de Água Vermelha, em Ouroeste, passando de 1.900 m³/s para 2.100 m³/s. A ação será necessária para controle do nível do reservatório, que está próximo dos 99% - até ontem estava em 98,6% - e, segundo Antônio Carlos Garcia, gerente de operações da AES Tietê, não causa risco à população. “O procedimento é necessário por conta das chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Por isso, teremos de aumentar a vazão de água. A usina segue operando normalmente, de acordo com o despacho do ONS (Operador Nacional do Sistema)”, explica Garcia, em nota divulgada pela AES.

A abertura das comportas é um procedimento de segurança padrão para todas hidroelétricas do país, realizada para controle do nível do reservatório. Antes do início da abertura, é feita uma inspeção visual na saída das comportas e é acionada uma sirene para alertar a população no entorno da usina, com alcance de 3 km.

Essa abertura ocorre de forma gradativa para que a vazão da água seja liberada dentro do fluxo adequado para operação de cada usina, garantindo segurança para os moradores da região e atendendo a normas do setor elétrico nacional.

A AES Tietê atua na “gestão de energia”, gerando e comercializando energia elétrica. Para isso, conta com um parque com capacidade para gerar 2.658 MW a partir de fontes renováveis. A AES Tietê opera nove usinas hidrelétricas e três pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado de São Paulo. A empresa responde por 12% da capacidade instalada no Estado e 2,3% em todo o Brasil.

últimas