Dentro da nossa natureza humana é comum desejarmos obter muitas coisas. O sucesso profissional, um bom casamento, bons filhos, uma família abençoada por Deus. Entretanto, o que a maioria de nós não consegue compreender, e por isso observamos, infelizmente, muita gente frustrada ao final da sua caminhada, é que de fato muitos querem, mas apenas a minoria está disposta a pagar o preço necessário para alcançar.
Na vida, pagamos o preço para tudo: termos nossa casa própria, nosso carro, um diploma da universidade, uma família, um emprego etc. Por tudo pagamos um preço, por isso se faz necessário saber escolher bem o valor que cada um está disposto a pagar enquanto vive.
Saber melhor de si nos permite avaliar o que é melhor para nós mesmo. Isso nos faz escolher o melhor preço a pagar. Quem está pagando um mau preço pela vida e com isso sofrendo é porque não soube avaliar corretamente o valor das coisas. Depressão, medos fora da medida e angústias são más escolhas que muitas vezes fazemos. São preços altamente inflacionados, injustos e prejudiciais.
Infelizmente, por vezes, reclamamos sobremaneira sobre os obstáculos que temos de enfrentar para alcançarmos aquilo que desejamos. É tempo de pararmos de apenas “falar que queremos”, e demonstrar com as nossas atitudes, que de fato almejamos. Esta é a melhor maneira de provarmos a nós mesmos se realmente ansiamos aquilo que dizemos tanto desejar, pois se não estamos dispostos a nos sacrificar para alcançar algo, significa que na verdade não queremos, então por isso não vale a pena lutar.
A verdade é que estamos fazendo escolhas o tempo inteiro. Escolhas que vão mudar o curso de nossas vidas, outras que não farão grande diferença. Algumas com preços baixos. Outras com preços tão altos, que podem custar a liberdade de continuar escolhendo.
Saiba que qualquer escolha, até mesmo as aparentemente sem importância, gera consequências que nos acompanham pelo resto de nossa existência. Cada escolha tem seu prêmio e seu preço. Saber o preço que pagaremos pelas consequências das nossas decisões é essencial para fazer a jornada. Precisamos estar muito alinhados com o preço que poderemos pagar. O mais paradoxal é que sempre há alguém pagando pelas nossas escolhas, e são justamente as pessoas que mais amamos.
Por isso, é muito importante ter consciência, refletir, entregar o comando das decisões de nossa vida nas mãos do Criador, desta forma nos tornamos mais sábios e como resultado podemos escolher qual preço nos favorece mais.
“Pagar o preço não
é fazer sacrifício, é dar
o seu devido valor.”