
Lívio Vono, Gil Cipriano e Beto Iquegami estarão hoje, a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez
01 - Olá amigos um grande abraço. Estamos chegando. E começou o Brasileirão 16, um dos mais longos campeonatos de futebol do planeta. Não o mais difícil. E pelo “cheiro da brilhantina” será um dos mais fracos dos últimos anos. Primeira rodada com apenas 14 gols marcados sendo nove por Palmeiras e Santa Cruz com quatro cada um e Vitória com um, sei não. Nas outras oito partidas somente mais seis gols marcados. É muito pouco para um futebol pentacampeão. Mas vamos lá e analisemos os times nesta competição.
02 - Palmeiras x Santa Cruz: O Verdão, cujo time reserva é melhor do que mais de quinze outros que estão na competição, tem tudo para fazer um grande campeonato. Com Cuca no comando, deve sair da fila este ano. O Santa Cruz não será nenhum “Leicester do agreste”. Não tem elenco e nem dinheiro para tanto e o campeonato é longo demais para ele. Mas não deve cair.
03 – Coritiba e Atlético MG - O Coxa lutará para não ser rebaixado mais uma vez este ano. Time fraco. No regional paranaense, quando “o bicho pegou” contra o Atlético, tomou cinco gols nos dois jogos da decisão. Já o Galo mineiro, que tinha como treinador o Aguirre, perde sempre, tanto que perdeu até o técnico. Vive de Pratto e tem Robinho, o maior marqueteiro do planeta da bola. Não será fácil para Marcelo “pão de queijo” Oliveira, que acaba de chegar, papar o título, mas o Galo pode até chegar lá.
04 – Fluminense e São Paulo - Mesmo com Levir Culpi no comando, não se pode esperar muito do tricolor carioca. Não tem jogador decisivo, já foi o tempo de Fred e deve ficar pelo meio da tabela. O outro tricolor, o paulista da Vila Sônia, só está indo na Liberta 2016 porque a Copa Libertadores deste ano não é lá essas coisas. Não chega no Brasileirão, e na Liberta tem que ter muito cuidado com o Atlético Nacional de Medellin, que despachou o Club Atlético Rosário Central.
05 - Internacional e Chapecoense - O Inter sempre é favorito para a turma do jabá, mas não ganha um Brasileiro deste 79. Com Paulão e companhia vai chegar aonde? Chapecoense é time de só dar trabalho, principalmente em casa para os considerados grandes, se é que temos time grandes de verdade.
06 – Figueirense e Corinthians - O campeonato apenas começou e o Figueira já empatou, em casa, com a Ponte. Tudo indica que é forte concorrente ao Z4 este ano. Já o Timão, ahhh o Timão não é nem poeira daquele time fantástico do ano passado e com esse elenco aí nem Tite consegue fazer melhor. Se lutar muito como é de costume, se tiver muita garra, vai brigar e olhe lá por uma vaguinha sofrida na Libertadores de 2017.
07 – Flamengo, Grêmio e Ponte Preta - O Mengão será uma das maiores decepções este ano. Guerrero falou a verdade: disse que não jogaria em outro time a não ser o Timão no Brasil. Está mantendo a palavra. O Grêmio é um time cascudo, nada mais que isso. A bolinha que jogou contra o Timão na estreia é de dar dó. A Ponte, sim a Ponte, está com a passagem de volta para a Série B do Brasileiro. Tem que mudar e muito.
08 – Sport, Botafogo e América MG - Eis aqui três candidatos ao rebaixamento. O Sport está cheio de estrangeiros que não jogam nada e perdeu o goleiro Danilo que segurava quase tudo. O Botafogo vai ficar sem o goleiro Jeferson por três meses
contundido e o time é fraquíssimo. O América MG só ganhou o Mineiro 2016 porque o Cruzeiro está uma porcaria de time (chegou mais um português para ser seu treinador) e não tem time e o Atlético só pensava na Libertadores.
09 – Cruzeiro, Atlético PR e Vitória BA - Com técnico português que nuca ganhou nada lá na terrinha e sem elenco vai aonde também? Ficando no meio da tabela já será bom demais para a Raposa. Atlético Paranaense tem time para fazer fumaça, só isso. É só ver o vareio de bola que tomou do Verdão na estreia do campeonato e o Vitória da Bahia mais uma vez é franco favorito ao descenso, mais uma vez..... de novo...
10 – Santos - Este é um caso à parte. Virou time de campeonato paulista e nada mais. Vai perder três jogadores para a seleção brasileira na Copa América e depois mais três para as Olimpíadas. Se com time completo o Peixe já não é ‘aquele time’, não tem elenco, do meio da competição pra frente então a coisa vai degringolar. Não estamos sendo severos demais, é só esperar para ver. O Palmeiras, como todos, vai ter altos e baixos, mas tem elenco para disputar este campeonato longo e quem tem um grande elenco como o Verdão, com bons jogadores e um técnico sério e vencedor como Cuca, tem as maiores chances de ser campeão. OBS: Todos os clubes devem ficar atentos com as arbitragens, pois nossos árbitros são incompetentes e contra o Palmeiras a incompetência tem sido acintosa.
11 - Nosso convite: Mesa Redonda é no Canaldez da TV Cabo Mix a partir das 12h na telinha, no www.canaldez.com.br, no Facebook e no aplicativo. Estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, e de Beto Iquegami, diretor deste diário. Até sábado se Deus quiser. Perguntinha da semana: Por que certos torcedores do Timão não questionavam Tite em 2012 e 2015.? Peraí....arrumem time meu.