Érica Dutra

DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM

DEFASAGEM NA APRENDIZAGEM

Érica Dutra - Pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Érica Dutra - Pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional

Publicada há 7 anos

A criança nasce potencialmente pronta para aprender. Estimulá-la desde a tenra idade é fundamental para o seu desenvolvimento pleno.


Quando a criança vem cedo para a escola, os profissionais da Educação têm mais tempo para detectar se ela possui algum tipo de problema, seja do mais simples, por exemplo, visão ou audição, até alguns mais complicados, como a dislexia ou a temida hiperatividade, tão comum nos diagnósticos de hoje.


Mesmo o Educador não sendo o profissional de todas as áreas que envolva o desenvolvimento do aluno, a falta de aprendizagem já é um alerta de que algo não vai bem. O que mais aflige este professor é se deparar com alunos muito inteligentes, mas que não têm um avanço significativo na aprendizagem condizente com o seu grau de maturidade, então inicia-se o conflito.


 De um lado a escola tenta resolver todas as carências deste aluno, do outro a família, que ao ser notificada  da situação, muitas vezes acaba se afastando por talvez discordar, dificultando com isso o trabalho pedagógico.


Nos dias atuais a Educação vem num árduo trabalho de conscientização que a escola sozinha não cumpre seu papel, e que não é somente a criança que se encontra em processo de alfabetização, mas que toda a família deve-se comprometer e acompanhar o seu desenvolvimento, dando-lhe condições favoráveis para que a mesma tenha um desempenho satisfatório. Estimulá-la para o estudo em casa diariamente, contribui nessa caminhada, visto que, a criança precisa ter o hábito de estudo. Outra contribuição necessária é proporcionar em casa momentos agradáveis de leitura e fazer as intervenções pontuais, questionando - os com o intuito de que haja uma evolução.


Dessa forma, quando os mesmos começam a descobrir a leitura, consequentemente a escrita se torna necessária. Essa descoberta significativa acaba sendo prazerosa e com o comprometimento da família, o ensino/aprendizagem da criança, com certeza terá um  resultado satisfatório.

“ O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento “.


                                                                                             Erasmo de Roterdã




últimas