Assessoria de imprensa
A Companhia Street Boys representará Fernandópolis na fase estadual do Mapa Cultural Paulista, na modalidade Expressão Dança, com as coreografias “Dos Remanescentes das Primícias” e “Contágio”. As apresentações serão no dia 28 de maio, às 19h, no Teatro Sérgio Cardoso, rua Rui Barbosa, 153 - Bela Vista, São Paulo.
O grupo de Street Dance vai completar 23 anos de existência e conta com 15 integrantes. Tem como diretor e coreógrafo Leandro dos Santos.
A Prefeitura Municipal está apoiando a participação do grupo através da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura com transporte e alimentação.
A coreografia “Dos Remanescentes das Primícias” destaca a importância de se reciclar o lixo; já “Contágio” reflete sobre a gripe H1N1.
Depois de vencer a etapa regional, quando competiu com outros sete grupos, a Companhia Street Boys ganhou o direito de participar da fase estadual, que conta com a apresentação em São Paulo, depois outras pelo interior do estado.
A Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo é quem realiza o Mapa Cultural Paulista, que é produzido pela Abaçaí Cultura e Arte. A mostra conta com espetáculos que variam entre os estilos contemporâneo, jazz, livre, street dance e body hits.
As companhias de dança selecionadas para esta fase estadual, que acontece em 28 e 29 de maio, representam os municípios de Andradina, Cubatão, Tupi Paulista, Orlândia, Fernandópolis, Pindamonhangaba, Registro, Américo Brasiliense, Barra Bonita, Valinhos, Carapicuíba, Palmital e Tietê.
Antes da escolha das representantes das 13 regiões culturais de São Paulo, as companhias passaram por duas fases: a municipal e a regional. Nesta edição, desde o início, em 2015, já passaram pelos palcos paulistas 113 grupos, agora os selecionados chegam à capital com duas coreografias cada. Após a Mostra da Fase Estadual, os grupos participam da fase circulação, quando fazem apresentações em três municípios do estado.
Desde sua primeira edição, em 1995, o Mapa Cultural Paulista realiza o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de seus trabalhos no Estado de São Paulo. É uma oportunidade que os municípios têm de promoverem atividades culturais como oferta de lazer cultural à população.
O projeto cria uma grande vitrine cultural, com o objetivo de identificar, ressaltar e divulgar a produção de artes do interior paulista. Para isso, o Mapa Cultural oferece, nos meses de maio, junho e julho, várias atrações nas áreas de Teatro, Dança, Canto Coral, Músicas Instrumentais, Vídeo, Literatura e Artes Visuais, vindas de diferentes municípios do Estado.
O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes programas culturais de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado de São Paulo. Nenhum estado brasileiro possui uma ação parecida, podendo tornar-se referência nacional.