01 - Meus amigos e amigas desta coluna, um grande abraço. “Olha nóis aqui outra vez”. Muito obrigado. E praticamente nem começou o Brasileirão nas três Séries e a “juizada” já mostrou para que veio. Aliás, “juizada”, entre aspas mesmo, porque JUIZ de verdade é todo Juiz de Direito que sofre pra dedéu estudando para chegar lá. Esses caras para serem bem tratados devem ser chamados de árbitros, e olha lá.
02 - Mas falemos de coisas boas, até porque chega das coisas ruins que vêm de Brasília.... Palácio do Planalto e Congresso Nacional. A meninada do FÊFA está botando pra quebrar no Campeonato Paulista de juniores. É só vitórias e grandes apresentações. São líderes do Grupo e ainda enfiaram quatro a zero no timinho da Votuporanguense lá na tal de Arena.
03 - Êta Mundo Bão !! E quem não ficou feliz da vida com essa vitória da ‘Aguiazinha’ meu? Todo mundo. Isso mostra que devemos ficar de olho na molecada porque tem muito menino aí no FFC que poderá muito bem jogar na Série B do próximo ano. A bem da verdade, esses meninos devem ser tratados com muito carinho e um número maior de torcedores devem ir assistir a seus jogos em casa. Que belo exemplo, meninos! Parabéns!
04 - E aí meu compadre, e o Brasileirão ? Porcaria. Não nos esqueçamos: está aí o futebol inesquecível dos 7 x 1. Nesse futebol pobre que temos atualmente, nunca acaba essa crise não? Os árbitros não deixam passar em branco. No jogo Ponte Preta e Palmeiras, não citarei o nome para não dar Ibope, o “juizão” aprontou com classe.
05 - Deu cartões à vontade para os esmeraldinos e deixou a Macaca bater a vontade. Provocou com risadas cínicas o tempo todo o “bebê chorão” Gabriel do Palmeiras, Gabriel Jesus, e depois deu-lhe cartão amarelo por querer dar. Anulou um gol legítimo do Verdão aos trinta e cinco do segundo tempo e levou a partida até aos cinquenta minutos. Na verdade, na verdade, o Porco, com aquela bolinha, não iria ganhar nunca.
06 - Mas quem pode garantir que se tivesse validado aquele gol legítimo o Palmeiras não poderia ter chegado ao empate, já que na segunda etapa estava se encontrando no jogo? Lógico que poderia. Lembram-se, principalmente os palmeirenses, daquele jogo na Vila contra o Santos, pelo Paulistão, quando perdia por dois a zero e em dois minutos chegou ao empate e quase venceu. Perdeu nos pênaltis justamente. Daí....
07 - No jogo Fluminense x Santa Cruz a coisa foi mais feia um pouco. O Flu vencia, merecidamente, diga-se de passagem, por dois a um, quando o artilheiro do Brasileirão, Grafite, centroavante do Santinha, de apenas 38 anos, isso mesmo, trinta e oito anos de idade, que nunca foi nem sobra de um Zico, Romário, Rivaldo e outros mais, caiu na área e o “juizão” implacável marcou a “marca da cal”. Pênalti convertido pelo “jovem” Grafite empatando o jogo.
08 - Se alguém tivesse perguntado ao árbitro quem foi que derrubou o Grafite, não tenham dúvidas que ele iria falar “foi o vento” do Gum, zagueiro do Flu, que passou por perto. Só poderia dizer isso o incompetente árbitro. Mas e daí, alguém poderá dizer, estamos no início do campeonato. Mas, para certas coisas, isso para
quem gosta de futebol e o acompanha, o buraco é bem mais embaixo. Sabe por quê?
09 - Primeiro, porque arbitragem, seja para quem for, tem que ser imparcial, justa, correta, e esses dois pontos tirados, isso mesmo, tirados do Tricolor carioca, podem fazer falta. Este colunista, até pela idade que tem e mais de 40 anos de militância no futebol, já viu muitos times grandes serem rebaixados ou perderem um título por lhes terem tirado um ou dois pontos, como no caso do Flu, e sem falar no prejuízo financeiro que sofrem por tudo de errado que acontece.
10 - Como iremos acompanhar de muito perto o Brasileirão, sempre que possível, iremos dar uma lembrada naquilo que escrevemos neste espaço sobre nosso comentário daquela coluna de início de campeonato: nossos clubes na competição. Dissemos que Botafogo do Rio, Sport e América/MG seriam fortes
candidatos ao rebaixamento. Depois de apenas duas rodadas, lá estão eles belos e pomposos na zona da degola; Perguntamos: poderá ter um Leicester brasileiro? Dissemos que será quase que impossível, mas Santa Cruz e Chapecoense estão brigando na parte de cima da tabela, um pela liderança outro por uma vaga no G-4, respectivamente. Espero não queimar a língua, ou melhor, queimar os dedos, porque a coluna é escrita e não falada.
11 - Hoje e amanhã ao meio-dia estaremos ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, e o eterno camisa 9 da Águia, Soares, na tela do Canaldez da TV Cabo Mix, na internet, no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo recebendo nossos convidados para mais uma Mesa Redonda do Futebol. Ate sábado se Deus quiser. Pergunta da semana: Qual Jesus é o verdadeiro? O da Ponte Preta, que jogou muita bola, ou do “Parmêra”, que só sabe chorar?