AFASTAM TURISTA

Microalgas deixam Rio Tietê verde e provocam mortandade de peixes

Microalgas deixam Rio Tietê verde e provocam mortandade de peixes

Bióloga explica que microalgas tiram o oxigênio da água, além de serem extremamente tóxicas

Bióloga explica que microalgas tiram o oxigênio da água, além de serem extremamente tóxicas

Publicada há 5 anos


A água verde que está surgindo no Rio Tietê em várias cidades no noroeste paulista está provocando a mortandade de peixes e afastando os turistas das casas de veraneio e das prainhas de água doce, fontes de renda de muita gente.


A água que sempre foi limpa e transparente está tomada por microalgas há alguns dias e o rio está irreconhecível em boa parte do interior paulista.


Em Novo Horizonte, pescadores estão preocupados com a quantidade de peixes que apareceram mortos desde que a água ficou com essa coloração e os comerciantes reclamam da ausência de turistas.


O comerciante Dinaldo José Briguenti diz que está assustado com a situação. "A gente que gosta de tirar um fim de semana para vir se divertir, pegar um peixinho, não está coneguindo pegar mais."


specialistas em biologia aquática disseram que a água está assim devido à microalgas, que estão se proliferando além do normal por causa da poluição.


No mês passado, em Sabino, a água também ficou com a coloração escura. Na época, a prefeitura recolheu da "prainha" no Rio Tietê mais de uma tonelada de peixes mortos. A maioria das espécies tucunaré e curvina. Em Barbosa, essa é a segunda vez em menos de um mês que a água fica assim.


Segundo a bióloga da Unesp, Thais Garcia da Silva, isso acontece porque as microalgas tiram o oxigênio da água. Outro risco para a vida aquática pe que elas são extremamente tóxicas.


"Essa cianobactéria é produtora de toxinas. Ela é potencialmente tóxica. Essa água está imprópria tanto para consumo humano, seja para banho, para beber, assim como para animais também". A especialista explica que a pesca também não é recomendada.


últimas