VOLTA ÀS AULAS

Administração promove mudanças na educação infantil para melhoria do ensino

Administração promove mudanças na educação infantil para melhoria do ensino

Publicada há 5 anos


Assessoria de Imprensa - Ouroeste


As escolas da rede municipal de ensino de Ouroeste e Arabá retornaram às aulas ontem, sexta-feira, 08.   O início do ano letivo  foi marcado por mudanças na educação infantil -  creche e pré-escola, pois Ouroeste terá uma nova escola: a EMEI Dalila Nubiato da Silva,  localizada no Bairro São Lourenço.


A escola atenderá crianças de 0 a 5 anos – Berçário, maternal 01 e 02 e Etapas 1 e 2 , e atenderá crianças residentes nos Bairros Cohab Celestino Carnielo, Cohab Oswaldo Teixeira, Jardim das flores, Jardim Esmeralda, São Lourenço 1,2,3,4,5 e 6.  

Outra Mudança é o horário de funcionamento das EMEIs, a partir deste ano os alunos inscritos nas Escolas Municipais de Educação Infantil deverão cumprir o horário das 07h10  às 14h10.  Para os pais que trabalham o horário de saída dos alunos se estendem até às 17h.  Até o ano passado as aulas eram divididas em dois períodos: manhã, das 07h10 às 11h40, e tarde, 12h30 às 17h.


Com as aulas em período integral os alunos terão cinco aulas seguindo a matriz curricular comum   e duas no período da tarde,  sendo essas voltadas a forma lúdica utilizando  práticas pedagógicas diferenciadas da sala de aula.


Segundo a Secretária de Educação e Cultura, Sônia Maria Quirino de Biazi, com essa mudança dá para cumprir a meta determinada pelo governo federal respeitando a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente  e a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular. “Quando a equipe de gestores viu a possiblidade de  funcionar em Tempo Integral,  a partir do momento que abrisse a nova escola do Jardim São Lourenço , não hesitamos , pois o Município estaria cumprindo algumas metas do Plano Nacional , Estadual e Municipal de Educação  e com certeza é , sem dúvidas um grande avanço da educação do município  e um grande ganho para o desenvolvimento da criança.   Toda mudança de inicio gera um desconforto mas sabemos que será para a melhoria do ensino infantil”, disse Sônia Quirino.  


As escolas oferecerão aos alunos café da manhã, merenda, almoço e outro lanche ou fruta antes da hora da saída. Conforme dados fornecidos, a quantidade de alunos nas escolas de ensino infantil devem ser de aproximadamente 120 alunos na EMEI Dalila Nubiato da Silva, 299 alunos na EMEI Jardim Paraiso e 120 na EMEI Nair Rosa Corado. Os alunos da zona rural permanecerão na EMEI  Paraíso Infantil.


Em relação ao transporte dos alunos, atualmente a Prefeitura de Ouroeste fornece gratuitamente o transporte para as crianças das Etapas 1 e 2 da  EMEI Paraiso Infantil e tentará manter , na medida do possível , para a EMEI Dalila Nubiato da Silva, apenas  mudará um pouco  o trajeto e horários que costumava passar nos pontos até o ano passado. Esses horários serão passados aos pais/responsáveis conforme o início dos primeiros dias de aula.


As matrículas e rematrículas de alunos  que residem nos bairros que serão atendidos pela nova escola, conforme já citado foram transferidas automaticamente para a nova escola.  Todas essas informações foram passadas aos pais, conforme reunião realizada na última sexta-feira, às 17h, na escola Paraíso Infantil.  Na escola EMEI Olga Aparecida Nunes da Silva no distrito Arabá as aulas já são em período integral das 07h10 as 14h10, desde o ano passado, desta forma não houve mudanças.


últimas