Em formação, a 39ª turma de atiradores do Tiro de Guerra “02-083” de Fernandópolis iniciou o período de instruções esta semana. Como início das atividades, os novos atiradores estão participando de palestras e recebendo o fardamento, a partir da próxima segunda-feira, 11, iniciam a Ordem Unida.
No final de março, os novos atiradores participarão do tradicional ato solene de matrícula da Turma para prestação do Serviço Militar em 2019, sob o comando do chefe de instrução do TG, subtenente Mário Lúcio Dornelles Gomes.
O evento, a ser realizado na sede do TG, Av. Bento Miguel de Mendonça, nº 167 – Jardim Paulista, contará com a participação dos 50 atiradores - acompanhados por seus familiares, de autoridades civis e militares. Na programação, em primeiro momento, será realizada a abertura simbólica, em que os atiradores se apresentarão com trajes civis, na sequência voltam fardados com o uniforme do Exército Brasileiro para tomar posse e desfilar em continência, com demonstração de respeito às autoridades.
A formação militar da 39ª segue até o final do ano, quando os jovens recebem certificado de soldado de 2ª categoria. O Tiro de Guerra é mantido em Fernandópolis pelo Exército Brasileiro em parceira com a Prefeitura. Todos os anos, a instituição recebe jovens que são matriculados com base na Lei do Serviço Militar e que têm a oportunidade de dar sua contribuição, ainda que modesta, para a defesa da Pátria, conciliando sua vida cotidiana, com rotinas como trabalho, estudo e convívio familiar.
Os jovens são acompanhados na cidade pelo subtenente Dornelles, chefe de instrução. O Serviço Militar inicial (obrigatório) tem duração de cerca de 10 meses. O objetivo deste trabalho é contribui para a formação do caráter cívico e da cidadania dos jovens brasileiros, introduzindo valores éticos, morais, físicos e culturais, difundidos e praticados nas Forças Armadas.