Infelizmente somos muito imediatistas devido a nossa natureza humana. Quantos atropelam as coisas “comendo frio e cru” como dizem por aí. Tudo tem o seu devido tempo! (Ec.3.1)
Texto Bíblico: Sl.40.1-5: “1 ESPEREI com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2 Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. 3 E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. 4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira. 5 Muitas são, SENHOR meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.” Insistir é pedir com insistência; solicitar muitas vezes; perseverar; demonstrar perseverança; dar continuidade; não ceder.
A Parábola do Juiz Iníquo (também conhecida como a Parábola da Viúva Persistente) é uma das bem conhecidas parábolas de Jesus, apesar de aparecer em apenas um dos evangelhos canônicos. De acordo com o Lucas 18:1-8, um juiz que é, ao mesmo tempo sem religião e sem compaixão, finalmente concorda em fazer justiça a uma viúva pobre porque ela é muito persistente em suas demandas. Esta parábola demonstra a necessidade de orar e nunca desistir. Vejamos agora a Parábola do Fariseu e do Publicano (Lc.18.9-14): “9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e
o outro, publicano. 11
O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14
Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Isso nos revela na necessidade de insistir até o fim, sem titubear, mas com um coração humilde e contrito diante do Senhor reconhecendo nossa pequenez e limitações!
ESPERANÇAR NÃO É O MESMO QUE ESPERAR.
Ter esperança de que as coisas vão melhorar, não é o mesmo que esperar que as coisas melhorem.
A linda e poderosa palavra esperança é mal compreendida pela maioria das pessoas, que a confundem com o verbo esperar. Esperar é “Ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa que se tem como certa ou provável; aguardar.” Esperançar significa, almejar, sonhar, buscar, agir. É o contrário de esperar.” Por fim, insistir está relacionado às nossas súplicas perante a Deus; esperar é algo inserto, aquilo que você espera pode ou não acontecer; esperançar está relacionado às nossas expectativas e conquistas Então como tens esperado? Como tens feito para alcançar o tão esperado?
Tens certeza que suas convicções estão corretas? Esperar por pessoas pode até nos frustrar, mas insistir, esperar e esperançar em Deus jamais o frustrará pois Ele não erra o alvo e jamais tarda agindo somente na hora certa.
Deus o abençoe