SAÚDE

Após saída de cubanos, 9 cidades da região são afetadas por falta de médicos

Após saída de cubanos, 9 cidades da região são afetadas por falta de médicos

Ao todo 13 vagas ficaram abertas na região. Em Araçatuba, quatro médicos desistiram e tá afetando diretamente a população.

Ao todo 13 vagas ficaram abertas na região. Em Araçatuba, quatro médicos desistiram e tá afetando diretamente a população.

Publicada há 5 anos

Nove cidades do noroeste paulista estão sendo prejudicados com a saída de integrantes do programa Mais Médicos . A saída dos cubanos está completando três meses.

Ao todo  13 vagas ficaram abertas na região. Em Araçatuba, quatro médicos desistiram e isso está afetando diretamente os pacientes.

A saída desses médicos está prejudicando diretamente e causando atrasos no atendimento. “Peguei a senha e aí você fica duas horas esperando, já vim às 7h da manhã e sai 13h para uma consulta, demora muito”, afirma a dona de casa Larissa Bandeira.

A Prefeitura de Araçatuba disse que está se organizando para suprir a demanda das quatro UBS’s e tem médico fazendo hora extra para suprir a demanda. A prefeitura diz que todo atendimento voltará a 100% com a contratação de novos médicos.

Segundo a prefeitura, os médicos deixaram o programa para fazer a residência médica ou alguma especialização.

Ilha Solteira também está entre as cidades prejudicadas com a desistência no Mais Médicos. Na cidade, o profissional que abandonou a vaga atendia a uma comunidade rural, onde moram três mil pessoas.

“Tenho filho alérgico então se dá uma reação nele, tenho de correr para o pronto-socorro, porque não tem mais médico para receitar o remédio específico”, diz a dona de casa Elaine Almeida.

O médico deixou a cidade no dia 1º de fevereiro e mais de 700 consultas deixaram de ser feitas desde então.

“Temos quatro vagas do programa e estamos com uma em aberto e justamente é na vaga com maior vulnerabilidade. Ele assumiu no dia 7 de dezembro e se desligou por problemas pessoais. Estamos sem assistência nesse território para 3 mil pacientes”, diz Eliana Covre, secretária de saúde da cidade.

CIDADES NA REGIÃO QUE PERDERAM MÉDICOS

  • Araçatuba: 4 médicos saíram
  • Ilha Solteira: 1 médico
  • José Bonifácio: 1 médico
  • Macaubal: 1 médico
  • Mirandópolis: 1 médico
  • Olímpia: 2 médicos
  • Penápolis: 1 médico
  • Pindorama: 1 médico
  • Sebastianópolis do Sul: 1 médico

*Com informações de G1

últimas