ECONOMIA

FMI reduz projeção de crescimento do PIB para 2,1%

FMI reduz projeção de crescimento do PIB para 2,1%

Em outubro foi indicado que a expansão brasileira atingiria 2,4% em 2019

Em outubro foi indicado que a expansão brasileira atingiria 2,4% em 2019

Publicada há 5 anos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2019 de 2,5% para 2,1%. Para o ano que vem, a previsão de alta passou de 2,2% para 2,5%. As estimativas, que atualizam números divulgados em janeiro, constam do relatório Perspectiva Econômica Mundial, cujo título é "Desaceleração de crescimento, recuperação precária", publicado nesta terça-feira, 9. Em outubro, o FMI indicou que a expansão brasileira atingiria 2,4% em 2019 e 2,3% em 2020.

De acordo com o relatório, os desequilíbrios fiscais são um dos principais fatores que pesaram nas alterações das previsões para o PIB do País, além de "rigidez estrutural e termos de troca moderados", que levam o Brasil a ter um crescimento estável, mas sem avanços expressivos. "No Brasil, a principal prioridade é conter a dívida pública em ascensão, mantendo intactos ao mesmo tempo os necessários gastos sociais".

O FMI ressalta que o teto de gastos introduzido em 2016, que pretende obter uma melhora de 0,5 ponto porcentual do PIB ao ano no resultado primário, é um passo na direção correta.

*Com informações do Diário da Região 

últimas