POLÍTICA
50% aprovam gestão Márcio Borges e a atuação do Legislativo 27%
50% aprovam gestão Márcio Borges e a atuação do Legislativo 27%
31% afirmaram que votariam no atual gestor em eventual reeleição; 27% não. Maioria classifica atuação do Legislativo como "regular"
31% afirmaram que votariam no atual gestor em eventual reeleição; 27% não. Maioria classifica atuação do Legislativo como "regular"
O governo municipal miraestrelense do prefeito Márcio Borges-MDB e do vice Antônio “Tunico” Inácio-MDB conta com a aprovação da maioria dos eleitores local. A constatação deriva de pesquisa realizada no domingo, 07, onde se apurou que 50% dos entrevistados consideram sua atual gestão como “ótima” ou “boa”. No polo reverso estão 11% que a qualificam como “ruim” ou “péssima”. No intermédio entre ambos os índices estão 34,78% dos respondentes que afirmaram ser “regular”.
REELEIÇÃO
Como está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito. Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Borges numa eventual tentativa de recondução atingiu 31%. Por outro lado, 27% declararam que não escolheriam seu nome. 39% dos entrevistados declararam que “talvez” optassem por apoiar a tentativa de reeleição de Márcio. Neste grupo certamente estão aqueles que ainda aguardam o desenrolar do governo atual para, após, tomarem suas decisões políticas.
TRANSFERIBILIDADE
Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. 27% dos eleitores afirmaram que votariam num nome indicado por Borges; 24% cravaram que “não” e 44% disseram que “talvez”. Aqui se agrupam aqueles que esperam o nome escolhido para, posteriormente, decidirem.
LEGISLATIVO
A avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores frente ao Legislativo Municipal mostra uma subdivisão de opiniões relativamente equilibrada. A maioria absoluta classifica-os como “regular”. Escolheram essa opção 37% dos respondentes. Já 27% classificaram a atuação dos atuais parlamentares municipais como “ótimas” ou “boas” e 30% como “ruim” ou “péssima”.
SETORES MUNICIPAIS
Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração de Mira Estrela.
O mais bem avaliado, disparado, é o setor de Transporte Escolar. Ele recebeu notas 9 ou 10 de 53% dos miraestrelenses. Dimensionando, o segundo colocado - a Educação - foi o preferido por 31% dos entrevistados. Na sequência vem a Assistência Social (18% de notas 9 ou 10) e Estradas Rurais (15%). Nesse critério, Obras (com apenas 7%), Habitação (com 10%) e Esportes (com 11%) ficaram com os piores índices. Confiram, em detalhes, todos os índices nos gráficos abaixo.