A grana está curta e você anda enrolado com os juros do cheque especial e do cartão de crédito? Isso tem uma explicação. O Banco Central informou nesta sexta-feira (26) que eles voltaram a subir em março.
No cheque especial, a taxa passou de 317,9% ao ano, em fevereiro, para 322,7%, em março. Os juros do cartão de crédito passaram de 295,5% ao ano, em fevereiro, para 299,5% em março. Essa foi a quinta alta seguida nas linhas de crédito.
O cheque especial é uma opção emergencial que faz com o que aqueles que possuem contas correntes em bancos possam gastar uma quantia definida pela instituição bancária, mesmo sem ter dinheiro na conta.
O crédito rotativo do cartão de crédito pode ser utilizado pelas pessoas que não pagam o valor total da fatura até o vencimento. O restante do valor que não foi pago é automaticamente financiado e lançado no mês seguinte, com juros.
A inadimplência também subiu em março. Entre as pessoas físicas, o índice passou de 3,3% para 3,4%. Entre pessoas jurídicas, a alta também foi 0,1%.