Erica Cristina

O que é Artrose?

O que é Artrose?

Por Erica Cristina Tazinaffo - Fisioterapeuta

Por Erica Cristina Tazinaffo - Fisioterapeuta

Publicada há 9 anos

A artrose ou osteoartrite (OA) é o distúrbio mais comum das articulações. A artrose é causada pelo desgaste de uma articulação. A cartilagem é o tecido fino e emborrachado que reveste os ossos nas articulações e permite que os ossos deslizem uns sobre os outros. A cartilagem pode quebrar e se desgastar. Como resultado,os ossos se friccionam, causandodor, inchaço e rigidez. Bicos de papagaio ou esporões podem se formar ao redor da articulação e os ligamentos e músculos ao redor da bacia ficam mais fracos e rígidos. Outros fatores também podem levar à artrose.  A artrose tende a ser genética. 


Estar acima do peso aumenta o risco de artrose na bacia, nos joelhos, nos tornozelos e nas articulações dos pés, Fraturas ou outras lesões nas articulações podem causar osteoartrite futuramente. O uso excessivo a longo prazo no trabalho ou no esporte pode levar à artrose. Entre as doenças que podem causar a artrose estão: Distúrbios de coagulação que causam hemorragia na articulação, como hemofilia, Distúrbios que bloqueiam o suprimento sanguíneo próximo a uma articulação,como a necrose vascular. Outros tipos de artrite, como gota crônica, pseudogota ou artrite reumatoide. 


O exame físico pode mostrar: Movimentação da articulação que pode provocar rangidos (atrito) chamado de crepitação, Inchaço das articulações (os ossos ao redor das articulações podem parecer maiores do que o normal), Amplitude de movimento reduzida, Dor ao pressionar a articulação, Movimento normal passa a ser doloroso.Um raio X das articulações afetadas mostrará uma perda do espaço da articulação. Em casos avançados, haverá desgaste das extremidades dos ossos e dos osteófitos. Dor e rigidez nas articulações são os sintomas mais comuns da artrose. A dor é muitas vezes pior depois do exercício e quando peso ou pressão são colocados na articulação, suas articulações ficam mais rígidas e duras de mover com o tempo. 


Você poderá perceber um som de fricção, atrito ou estalido ao mover as articulações. A fisioterapia pode ajudar com uso de aparelhos como tens, ultrasons, ondas curtas, laser, magnetoterapia, bolsas de gelo ou de calor, são algumas das opções de tratamento para diminuir a dor e a inflamação. As técnicas manuais como alongamentos e mobilizações articulares são de grande importância para manter as articulações devidamente irrigadas e alinhadas e também fortalecer essa musculatura. 

últimas