ENTRELINHAS

Santa Casa deixará de atender a região; pacientes irão para a UPA

Santa Casa deixará de atender a região; pacientes irão para a UPA

Por Beto Iquegami

Por Beto Iquegami

Publicada há 6 anos

Santa Casa deixará de atender a região;  pacientes irão para a UPA

Desde o primeiro semestre de 2017 na assunção da Santa Casa de Fernandópolis, a Organização Social de Saúde-OSS “Santa Casa de Andradina” vem implantando mudanças gradativas, seja na gerência, gestão de recursos financeiros e humanos e até nas instalações prediais e atendimento ao público (vide novo Pronto Socorro). Algumas contando com a aprovação geral, outras nem tanto; umas com repercussão ampla, outras setoriais; mas, certamente, nenhuma com tamanha contundência quanto a que se vislumbra para os próximos dias. Com aparente aquiescência do Ministério Público Estadual-MPE e da Diretoria Regional de Saúde-DRS de Rio Preto, a Santa Casa local deixará de atender os pacientes provindos dos municípios da região. As tratativas envolvendo direção da UPA, Santa Casa, DRS e os prefeitos das cidades da região já viam se arrastando há tempos e, agora, foram consolidadas e tais pacientes deverão ser encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento-UPA.

Prefeitos reclamam e avaliam: UPA não conseguirá atender à demanda

 Antes de arrolarmos outros questionamentos, adiantemos-nos que tal restrição vale somente para os procedimentos básicos, de baixa complexidade, que são de incumbência dos municípios. Os de média e alta complexidades continuarão a cargo da Santa Casa. Mas mesmo assim a chiadeira foi geral. Os municípios da região já colaboram financeiramente com a entidade para terem seus pacientes acolhidos (se estão todos adimplentes é outra questão) e seus prefeitos têm fundados receios de que a UPA não tem suporte pessoal e nem equipamentos suficientes para atender à demanda que se anuncia. Óbvio que os recursos que direcionavam para a Santa Casa e que, agora, serão encaminhados para a UPA, possibilitará uma expansão da capacidade técnica da unidade, mas mesmo assim padecem inúmeros questionamentos, sobretudo quanto ao tempo médio para a realização dos atendimentos. Alguns deles já estudam ativar tal serviço em seus municípios, receosos de serem atacados por reclamações. Por outro lado, a UPA se prepara - ou ao menos tenta -. Será regionalizada e, com tal “promoção”, poderá receber mais recursos estatais; promove a contratação de novos funcionários através de um concurso público e negocia um prazo maior para iniciar os atendimentos. Quero é ver como ficará o atendimento para os pacientes de Fernandópolis!

Grupo Scatena irá assumir o Supermercado Pejô; valor não foi revelado


As negociações estão concluídas e o Supermercado Pejô situado no centro de Fernandópolis será assumido pelo Grupo Scatena, do BJ Supermercados. O valor da transação não foi revelado e a antiga proprietária Adriana Macedo deve desocupar o prédio até o final deste mês, sendo que o BJ deve iniciar as atividades na Rua Brasil já em junho. Ainda há outra unidade do Pejô, a situada em frente ao condomínio Brasitália, fechada há meses e, a princípio, não envolvida na negociação. 

Coaf: foi unânime!

A votação ocorrida na quarta-feira, 22, que resultou na transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras-Coaf do Ministério da Justiça para o da Economia mostrou uma unanimidade regional. Os três deputados federais - Luiz Carlos Motta (Rio Preto), Geninho Zulian (Olímpia) e Fausto Pinato (Fernandópolis) - tiveram o mesmo posicionamento.

Mas ainda pode mudar

Eles optaram por transferir o órgão encarregado de identificar e investigar movimentações financeiras suspeitas das mãos do ex-juiz Sérgio Moro e transferiram para Paulo Guedes. Mas a decisão não é definitiva! Senadores, em especial Major Olímpio, articulam fazer a devolução quando da votação da medida no Senado Federal. É aguardar!

Governo de SP cria 11 polos industriais


Polos da Saúde e Farma; Metal-metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Automotivo; Químico, Borracha e Plástico; Derivados do Petróleo e Petroquímico; Biocombustíveis; Alimentos e Bebidas; Têxtil, Vestuário e Acessórios; Couro e Calçados; Tecnologia e Eco Florestal, num total de 11 foram criados estado afora. Na região, São José do Rio Preto liderará o de Biocombustíveis, com os municípios de Meridiano e Fernandópolis incluídos. Eles terão benefícios fiscais, linhas especiais de financiamento, fomento à pesquisa e a infraestrutura e também para a exportação. Expectativa de geração de empregos e rendas.

Carlão no Conselho da Cultura


A ascensão de João Doria no governo estadual está produzindo movimento simétrico para o deputado votuporanguense. Carlão Pignatari, que já é líder de governo na Assembleia, acaba de ser nomeado para o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, aquela mesma, responsável pela TV e rádio Cultura. Junto com Carlão, foram nomeados José Bonifácio de Oliveira, o Boni, da Rede Globo e José Roberto Maluf, ex-Band e SBT para a presidência executiva. A TV Cultura completa, em 2019, 50 anos de fundação.


R$ 860 mil com iluminação


A Prefeitura de Fernandópolis licita, na próxima segunda, a manutenção dos pontos de iluminação pública no município. O valor é de R$ 859 mil para ser gasto em 12 meses e a empresa vencedora deve realizar cerca de 400 serviços de manutenção por mês. O “Parque de Iluminação” municipal compreende um total de 13.514 pontos de iluminação, sendo 12.155 em ruas e avenidas e os demais em praças, canteiros e passarelas. Outrora esse serviço era executado pela concessionária de energia elétrica: a Elektro.


A volta da cerveja aos estádios


Proibida desde 1996, dentro e num raio de 200 metros dos estádios no estado, a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas está sendo rediscutida. A propositura é de Itamar Borges-MDB, alegando que a liberação não tem relação com a violência nos estádios; que aumenta o número de torcedores e a arrecadação de tributos. Durante a Copa do Mundo de 2014, o consumo foi permitido. Em alguns estados, tais como BA, SC e RJ é liberado. 

últimas