MEIO AMBIENTE
Secretaria participa de capacitação do programa município verde azul
Secretaria participa de capacitação do programa município verde azul
O programa foi lançado em 2007, mesmo ano em que o município de Ouroeste aderiu sua participação.
O programa foi lançado em 2007, mesmo ano em que o município de Ouroeste aderiu sua participação.
Da redação
Na última quarta-feira, 29, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ouroeste participaram da capacitação do programa “Município Verde Azul”, na cidade de Cosmorama.
O principal objetivo do programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas e estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado. No encontro foram repassadas orientações sobre o cumprimento das diretivas do programa e mostrar os melhores exemplos de ações ambientais feitas em outras cidades.
O coordenador do programa Município Verde Azul (PMVA) José Walter Figueiredo Silva, que também é consultor do Ministério do Meio Ambiente e sua equipe técnica oferece capacitação técnica aos interlocutores. Além disso, o encontro também capacitou os funcionários de outras prefeituras, participaram deste encontro os municípios de Rubinéia, Olímpia, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Santa fé do Sul, Mirassolândia, Cosmorama e Santa Clara d’ Oeste. O programa foi lançado em 2007, mesmo ano em que o município de Ouroeste aderiu sua participação.
Na ocasião estiveram presentes o Coordenador do Meio Ambiente de Ouroeste Flávio Takai, o técnico ambiental e biólogo Claudecir Carbelim, e a engenheira agrônoma Fabiana Santos Pavam. Os dez municípios paulistas que estiverem mais pontuados conforme o indicador de avaliação ambiental, nos requisitos pré-definidos para cada ciclo no ranking geral recebem o "Certificado Município Verde Azul".
As ações propostas pelo (PMVA) compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.