Da Redação
O Sebrae Móvel esteve mais uma vez na cidade de Ouroeste para realização de atendimentos gratuitos; desta vez os atendimentos foram realizados na quinta-feira, 27, das 10h às 16h, na praça da Matriz. O objetivo da ação é tirar dúvidas e passar informações aos micro e pequenos empresários já estabelecidos e que queiram abrir seu próprio negócio.
O Sebrae Móvel oferece consultoria sobre formalização, inovação, capacitação, e gestão do próprio negócio, finanças, produção, administração e logística. Uma das pessoas que estiveram presentes foi a Alessandra Pereira de Souza Oliveira, proprietária da Sorveteria Tropical, localizada em Ouroeste. Ela e o marido decidiram ter seu próprio negócio a três meses, questionada sobre o motivo de seu atendimento no Sebrae Móvel ela respondeu que ainda é finanças. “Quando eu e meu marido decidimos montar nosso comércio, já sabíamos que o certo seria possuir um MEI, que com ele facilitaria muito as tratativas junto a nossos fornecedores, emissão de notas etc. Mas ainda temos algumas dúvidas sobre ser Micro Empreendedor Individual”.
Quem realizou os atendimentos prestados foi a analista sênior do Sebrae Votuporanga Valéria Pessoa, questionada sobre qual o tipo de assunto mais foi abordado, sua resposta foi precisa, as pessoas tem dificuldades na questão de controle financeiro, o fluxo de caixa e pró-labore, confundem lucro com salário e se perdem misturando o lucro do seu negócio com contas pessoais. Todo empreendedor precisa saber que o recurso investido leva tempo para de fato ter lucro, e confundir contas de casa com contas do seu próprio negócio não devemos. Não confundir pró-labore com lucros, pró-labore não é o mesmo que lucros e dividendos. E por falta de conhecimento muitos empreendedores dão baixa em seu MEI devido a uma má assessoria e entendimento do próprio negócio.