Lívio Vono

11 notícias

11 notícias

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Por Lívio Vono - Comentarista Esportivo

Publicada há 9 anos

01 - Olá amigos e amigas que nos acompanham nesta coluna todos os finais de semana, aquele abraço. Aqui neste espaço na semana passada, escrevemos sobre o suposto doping do jogador do Palmeiras, Alecsandro. Dissemos que a cúpula do clube aguardava a tal de “contraprova” para se manifestar. 


02 - Dizíamos que dificilmente a contraprova iria inocentar o atleta, até porque só se alguém conseguisse trocar o “xixi” ou a cerveja que faz urinar, e tão somente “urinar mais rapidamente”, é que poderia dar outro resultado. Como é impossível trocar o “produto”, iria ser como aconteceu, dar positivo o doping do atleta. 


03 - E daí, como é que fica? Fica que Alecsandro deveria ser banido do futebol. Não só ele, mas todo e qualquer atleta de qualquer modalidade esportiva que faz uso de doping para melhorar a sua produção, nestes casos, devem ser banidos sumariamente. Afinal, não são eles, os atletas, que se dizem “modelo” para os mais jovens e para a sociedade? Pau neles. 


04 - O Tite se foi. Não quis abdicar do convite da CBF para ser treinador da seleção brasileira. Temos que entender a situação em que ficou o melhor treinador de futebol Sul-Americano. Depois de tantas conquistas com o Corinthians, Tite só poderia ir mesmo para a seleção canarinho. Ser treinador da seleção de seu país para todo e qualquer treinador do mundo e o ápice da carreira. Tite merece a seleção, mas será que pelo estágio do nosso futebol, a seleção merece Tite? 


05 - O treinador Tite ganhou tudo o que era possível nas suas duas passagens pelo Timão. Ganhou Paulista, Brasileiro, Libertadores e Mundial “de verdade”. Tite é uma pessoa extraordinária como ser humano, por isso, o sucesso na carreira. Não tenho a menor dúvida: se tivéssemos mais três ou quatro treinadores no Brasil da qualidade de um Tite, o futebol brasileiro não seria essa porcaria que aí está, certo? 


06 - Mas Tite terá problemas. E muitos. Chega à seleção em um momento de “terra arrasada” pela incompetência dos dirigentes e pela ignorância de conhecimento de futebol de Dunga, que nem deve ser chamado de técnico, e muito menos de treinador. Professor? Nem pensar. Dunga, na verdade, com todo o respeito com quem está lendo esta coluna, é “um largo”. Se não for, então é “pau mandado” de dirigentes e empresários. 


07 - Um dos grandes problemas que Tite vai encontrar pela frente é ter que lidar com jogadores jovens, e veteranos também, que já se fizeram financeiramente jogando na Europa ou que estão na China, ou ainda indo para o leste europeu, onde pouco se treina mas que se ganha muito dinheiro. A nossa esperança é grande que dê certo com o nosso técnico de futebol. Professor? Este sim deve ser chamado de professor. Merece. 


08 - Se com o Timão-15 ele conseguiu fazer tudo aquilo de maravilhoso para o futebol brasileiro, então tem que se ter esperança mesmo. E mais, com este time “meia boca” deste ano estava fazendo bonito..., então.... é só esperar. O que nós, da menor à maior imprensa brasileira, temos que fazer daqui para a frente é não exigir resultados imediatos na seleção canarinho. Até porque, Tite vai começar, não do zero, mas sim do menos zero....e ponha menos zero nisso. 


09 - Um outro item: Tite sabe tirar “leite de pedra”. É só ver o Timão-16. Briga pelas primeiras colocações do Brasileirão tendo a sua disposição os Brunos Henriques da vida, Yagos, Balbuenas, Lucianos, Andrés e outros que no ano passado nem ficariam no banco de reservas. E o velho e bom Tite dificilmente vai errar, mesmo não tendo fartura de craques aqui e lá fora para convocar. Em defesa de Tite:

pega uma seleção na sexta colocação da fase de classificação para o mundial na Rússia e que vem de eliminação precoce na Copa América. É “terra arrasada ou não é?”. Muita sorte Tite. 


10 - E o presidente do Timão? Deu chilique. Tudo bem que a cúpula da CBF deveria tê-lo comunicado que precisava do trabalho do nosso “Guardiola” na seleção, mas todo aquele chilique foi totalmente desnecessário. Acorda presidente, o senhor só está sentado na cadeira porque o presidente de fato, Andres Sanchez, permitiu. Uma pergunta senhor presidente: O senhor rejeitaria ocupar a presidência da CBF? Não, né! 


11 - Neste sábado vai chover corinthiano na tela do Canal dez da TV Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo a partir do meio-dia na Mesa Redonda do Futebol. Estarão comigo Leozinho Lima, o professor zé Renato, o jornalista deste diário, João Leonel, todos doentes pelo Timão. Eu e Gil Cipriano vamos passar apertados. Venha conosco e até sábado se Deus quiser. OBS: Hoje não tem perguntinha da semana, mas tem pedido e de coração deste colunista que não é corinthiano: que Deus e Jesus iluminem Tite. Vai pegar uma bucha....!!!!


últimas