Na década de 40 surgiu o povoado, formado por agricultores de café e criadores de gado
SECOM
Agosto é mês de festa para os moradores de Brasitânia. Na próxima terça-feira, 06, o Distrito comemora 73 anos de fundação. Para celebrar data, a Prefeitura de Fernandópolis preparou uma programação especial.
Na sexta-feira, dia 09, as atrações terão início às 19h30 com o tradicional Ato Cívico alusivo à data. A solenidade contará com a participação de autoridades, população e apresentação dos alunos da escola Profa. Maria Conceição Aparecida Basso.
Na sequência a comemoração será comandada pela ‘Orquestra de Violeiros’, sob a regência do maestro Thito Marques e o público poderá prestigiar um cardápio variado que será comercializado pelas pastorais da Paróquia Senhor Bom Jesus.
No sábado, 10, haverá missa às 18h e quermesse com shows ao vivo, começando pela cantora Josy, de Valentin Gentil, e a dupla de Itumbiara, Monik e Moara. Em seguida, show com o Grupo Rastanejo.
No dia 11, os moradores promoverão a tradicional Cavalgada Rural, com início às 10h30 e término na praça com almoço para as comitivas participantes.
MAIS ATRAÇÕES
Com apoio da Prefeitura de Fernandópolis, para o dia 24 de agosto a Paróquia Senhor Bom Jesus prepara o ‘Esquenta do Leilão, que será realizado no Salão Paroquial, logo após a missa noturna.
Para o domingo, dia 25, a população é convidada a prestigiar o Almoço beneficente, também no Salão Paroquial, em seguida o tradicional Leilão de Gados. Toda renda será revertida para os trabalhos da Paróquia Senhor Bom Jesus.
BRASITÂNIA
Na década de 40 surgiu o povoado, formado por agricultores de café e criadores de gado. Em 1945, João Guerreiro Conde e Joaquim Eleotério, proprietários no espigão do Santa Rita, disputavam o poder econômico da região e, no sentido de sacramentar a posição, lotearam parte de suas terras para edificar ali, o que seria mais tarde, o Distrito de Brasitânia, em 06/08/1946.
A economia básica da época era algodão, feijão, milho, laranja, melancia, tomate e pecuária. A estrada do Caxi era o corredor que escoava os produtos para Fernandópolis. Hoje, a mesma estrada é paralela a rodovia dr.Percy Waldir Semeghini. Brasitânia continua sendo a maior área agrícola de Fernandópolis, caracterizada por pequenas e médias propriedades. Sua cultura também permanece rica na música sertaneja.