Assessoria de imprensa
O I Seminário da Atenção Integral à Saúde do Idoso na Região de Fernandópolis aconteceu na tarde desta quarta-feira, 22 de junho, no auditório da FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis). O evento é uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente e Humanização e realizado por 13 municípios da região, com apoio das Prefeituras. A secretária municipal de Saúde Lígia Barreto participou do evento, assim como a secretária de Educação Maria Cirlei Pagliarani Branco, que representou a prefeita Ana Bim.
Também estiveram envolvidos na realização do seminário a Secretaria de Saúde do estado de São Paulo, o DRS XV (Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto), o Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS – CDQ/SUS e a Região de Saúde de Fernandópolis.

A principal finalidade do evento foi sensibilizar a região de Fernandópolis para a promoção do envelhecimento ativo e saudável, dando maior resolutividade às necessidades da população idosa. Pretendeu ainda refletir sobre a transição demográfica e epidemiológica na região, analisar os desafios da pessoa idosa e discutir as possibilidades de construção da Rede de Atenção à Pessoa Idosa.
Participaram do encontro gestores municipais, estaduais e profissionais de saúde, instituições e entidades envolvidas com a pessoa idosa, representantes dos serviços de saúde, instituições formadoras e representantes do poder público.
A secretária Ligia Barreto, contou que os 13 municípios participantes do seminário foram os responsáveis pela preparação deste encontro, com apoio das instituições ligadas ao trabalho e estudo da população idosa. “Temos na região mais de 20 mil idosos e todos devemos ficar atentos e trabalhar em rede para oferecer o melhor atendimento. Este momento aqui é apenas o início de uma série de trabalhos que pretendemos realizar”, falou.
Representando a prefeita no evento, a secretária de Educação do município, Maria Cirlei Pagliarani Branco, destacou que é fundamental essa reflexão sobre o cuidado com a pessoa idosa.
Sônia Maria Olhas Gouvêa, representante do DRS XV, falou que o seminário é a celebração da construção de um processo de qualificação ao cuidado e atenção à pessoa idosa. “O idoso requer muito cuidado, as internações são mais frequentes com o passar dos anos e geralmente com uma duração maior que a de um jovem. Por isso, a região decidiu priorizar a saúde do idoso e estamos construindo uma linha de cuidados especiais para que as pessoas envelheçam bem”.
A médica Eliana Ribas, coordenadora do NTH (Núcleo Técnico de Humanização) do estado de São Paulo, destacou que é importante a integração dos serviços neste processo de melhoria ao atendimento à pessoa idosa. “Para nós, que acompanhamos o estado de São Paulo todo, é gratificante ver o envolvimento das três esferas de saúde e também outros serviços ligados aos idosos neste evento. O seminário é realizado depois de um estudo e abre espaço a uma série de discussões. Devemos nos preparar para o cuidado com a pessoa idosa”.
A primeira palestra do encontro foi com o médico Antônio Caldeira da Silva, sanitarista do DRS XV e docente do curso de Medicina da Unilago, ele traçou o perfil epidemiológico do envelhecimento na região de Fernandópolis.