
Assessoria de imprensa
A Campanha de Detecção do Vírus da Hepatite, promovida pelos três Rotarys de Fernandópolis – Fernandópolis, “22 de Maio” e Nova Era, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis) acontece neste sábado, dia 25 de junho, das 8h às 12h, na praça Joaquim Antônio Pereira, Centro da cidade.
Serão realizados testes gratuitamente, para detectar focos de hepatite. O público-alvo é composto por pessoas com idade acima de 40 anos e/ou que tenham tatuagens.
Caso o resultado do exame realizado durante a campanha seja positivo, a pessoa será encaminhada para fazer um novo teste que confirmará se ela tem ou não a doença.
De acordo com os boletins explicativos da ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite), a hepatite é uma doença que praticamente não apresenta sintomas. Por isso é conhecida como “assassina silenciosa”. Causada por tipos de vírus que provocam uma inflamação no fígado. Estima-se que milhões de pessoas são hoje portadoras desse vírus, sem saber disso. Os dois tipos mais perigosos são: hepatite: B e C.
As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue contaminado. A transmissão pode acontecer quando se compartilham utensílios como aparelho de barbear, alicate de unha, agulha e também quando se usa material não esterilizado na colocação de piercing, realização de tatuagem e em procedimentos cirúrgicos. Infelizmente não existe vacina para a hepatite C.
O Rotary Internacional abraçou a campanha realizada pela ABPHdepois de atuar nos últimos 20 anos para reduzir de 108 para apenas três, os países onde ainda resta o vírus da poliomielite.