CONTROLE

Unidade de controle de zoonoses intensifica castrações no município

Unidade de controle de zoonoses intensifica castrações no município

Ouroeste é o único município da microrregião que oferece gratuitamente castração e micro chipagem a cães e gatos.

Ouroeste é o único município da microrregião que oferece gratuitamente castração e micro chipagem a cães e gatos.

Publicada há 4 anos

Da redação

A Unidade de Controle de Zoonoses de Ouroeste, por meio da Secretaria de Saúde, vem realizando um trabalho de intensificação de castração de cães e gatos no município. O objetivo maior é o controle populacional e a prevenção de diversas doenças. 

Entre os anos de 2017 e 2018 foram realizadas aproximadamente 190 castrações. Esses números realizados no primeiro semestre deste ano já superam os números comparando ao ano passado, pois somente no período de maio a julho foram realizadas um total de 185 castrações sendo: 28 gatos, 48 cachorros, 37 gatas e 72 cadelas. 

Na primeira quinzena do mês de agosto foram realizadas 45 cirurgias de castrações, totalizando 230 animais castrados. O tempo de espera pela castração diminuiu de seis meses para sessenta dias. Ouroeste é o único município da microrregião que oferece gratuitamente castração e micro chipagem a cães e gatos conforme a lei municipal nº 1.282/2016. 

É importante ressaltar o trabalho realizado pela equipe da Unidade de Controle de Zoonoses, pois inclui castração de todos os cães resgatados pela ONG GAPA – Grupo de Amigos na Proteção de Animal. 

Os benefícios da castração em cães e gatos são vários tais como: em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama, e nos macho o de próstata, infecções bacterianas no útero tanto em cadelas ou gatas, mastite, além de ajudar a diminuir a agressividade do animal que não terá mais a necessidade de “marcar” seu território. 

É necessário desmitificar os mitos das castrações de que os animais ganham pesos e ficam preguiçosos, de que os animais precisam cruzar. A castração é um ato de responsabilidade, pois você está não apenas prevenindo possíveis doenças como também contribui para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esses filhotes frequentemente ficam abandonados ou em situação de maus-tratos.

 As cirurgias são realizadas na própria Unidade de Controle de Zoonoses, geralmente duas vezes na semana, compõem a equipe três médicos veterinários, Dr. Jocimar Beluco, Dra. Louziane Amancio, Dr. Rafael Abud e Emerson Constantino que integra a equipe realizando controle e agendamento. 

Conforme dados da Unidade de Controle de Zoonoses estima se que o município tenha dois mil animais domésticos, incluindo os do GAPA. Importante ressaltar ainda que atualmente todos os cães resgatados pelo GAPA estão castrados e novas castrações são realizadas conforme demanda de resgates.

 O GAPA como o próprio nome diz, é um grupo de amigos de Ouroeste que se unem contra o abandono e proteção animal. A ONG não possui gatil apenas canil, atualmente o GAPA possui aproximadamente 80 cães. Você pode adotar ou ajudar o GAPA com medicamentos, rações, material de limpeza para higienização do canil, ou qualquer outro tipo de ajuda. O GAPA possui cofrinhos solidários espalhados pelo comércio de Ouroeste e também carnês para quem tiver interesse em ser um doador mensal.

 Quem tiver interesse em ajudar a ONG, essa é a conta:

BRADESCO Agência: 1760-4 /Conta Corrente: 1312-9

Grupo de Amigos na Proteção Animal

CNPJ: 24.301.498/0001-90

últimas