Por Jorge Pontes
Uma reunião em Brasília entre o diretor-proprietário do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata e o Presidente da República interino Michel Temer pode mudar todo o panorama em relação ao fechamento do Instituto de Prevenção de Fernandópolis.
O deputado federal Baleia Rossi, líder do PMDB em São Paulo, publicou em sua página no Facebook uma foto do encontro informando que o encontrou teve o objetivo de “garantir mais verbas do governo federal para manter abertas as filiais do hospital nas cidades de Fernandópolis e Jales”.
Baileia Rossi postou no Facebook às 20h, desta quarta-feira a foto do encontro
Henrique Prata já havia marcado para esta quinta-feira, dia 30, uma coletiva de imprensa para falar sobre a situação da unidade em Fernandópolis. Portanto, hoje, às 14h, na sede do IRCAD, em Barretos, será a primeira vez que Prata vem a púbico depois de ter recebido um ultimato do secretário Estadual da Saúde, Davi Uip, que na semana passada deu um prazo de 30 dias para que a Fundação Pio XII, mantenedora dos Hospitais do Câncer de todo país, decida se vai desistir da unidade em Fernandópolis ou não. Se a resposta for afirmativa, o governo estadual já possui um acordo para passar o gerenciamento do Instituto de Prevenção à Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, na cidade de Jaci, mantendo assim o funcionamento normal do Instituto que atende cerca de 1.200 pessoas.
A reunião pode ter acelerado ainda o processos de credenciamento SUS para as unidades de Fernandópolis e Jales.
A reportagem de “O Extra.net” acompanhará todos os detalhes da coletiva de imprensa que definirá o futuro da unidade do HC em Fernandópolis Até aqui, a única certeza é a palavra do secretário Davi Uip de que “não vai fechar”.