João Leonel

11 Notícias

11 Notícias

Por João Leonel - Jornalista

Por João Leonel - Jornalista

Publicada há 9 anos

1 - "No se vaya Lionel!" Este Leonel - logo ao chegar para substituir temporariamente mestre Lívio Vono -, pede, junto ao coro dos amantes do futebol, que o craque Lionel Messi não deixe a Seleção Argentina. Não podemos ficar sem ver as brilhantes jogadas deste autêntico camisa 10, embora saibamos que ele brilhe, de verdade, muito mais pelo 'Barça'. Fica Messi! Nem precisa - e eu nem gostaria - que seja campeão pela Argentina, só não deixe sua Seleção, que representa os quase 44 milhões de hermanos, na mão. Argentina sem títulos há 23 anos? É bom, não é ruim não. Com o Messi em campo, melhor ainda. E dá-lhe Chile!


2 - O que poderíamos absorver de bom, de minimamente útil, num bate-papo entre Maradona e Pelé? Se fosse uma tabela, dentro de campo, seria lance para se eternizar. Agora, essa dupla 'pós-futebol', é desastrosa. Críticas a Messi, do lado argentino. "Ele não tem personalidade". Podem até perguntar: "Essa crítica vinda daquele 'vida loka' com tattoo do Che Guevara?" - neste caso eu diria que, pelo menos, até que tem seu lado bom o Don Dieguito. Mas até ele, para os argentinos "Ele", pois o consideram "Dios" - quem não se recorda do gol contra a Inglaterra, na Copa de 86? "La mano de Dios" -, tinha ao seu lado um Burruchaga. Messi sente muita falta de Luis Suárez e Neymar quando atua pela Argentina: cadê o Burruchaga de Lionel? E Maradona também já pediu para Messi continuar com a 10, que já foi dele. Ruim com Messi, pior sem ele, não é mesmo?


3 - E críticas a Neymar, do lado do "Rei" dos gramados, o qual, mudo, é um verdadeiro poeta. Disse Pelé: “Neymar não joga atrás, não arma, não sai jogando. Ele é um bom jogador, mas quantos gols de cabeça ele fez na vida? É um ótimo jogador? É, sim, mas o Vasconcelos [Válter Vasconcelos, jogador que Pelé substituiu no Santos nos anos 1950] foi dez vezes melhor que o Neymar, sem dúvida nenhuma”. Grande Vasconcelos, hein Pelé!? Neymar é um verdadeiro craque, talvez o único que o futebol brasileiro tenha atualmente. Se falta a Messi "companheiros a altura" na Seleção Argentina, imagine Neymar tendo que jogar ao lado de Hulk...Viaja Del Nero, viaja! Que fria hein Tite!


4 - E, como curiosidade: já perceberam que os argentinos gostam mesmo é de comparar? Comparam Pelé a Maradona; Messi a Maradona; tudo com o Maradona! Aí não dá né!? Menos hermanos. Vosso "Dios" viraria um anjinho "fiotão" perto de nosso "Anjo das pernas tortas", Mané Garrincha. E como disse que o silêncio de Pelé o iguala a um "verdadeiro poeta", lembremos Vinícius de Moraes: "A um passe de Didi, Garrincha avança (...) olhar atento, dribla um, dribla dois, depois descansa/Mais rápido que o próprio pensamento, dribla mais um, mais dois; a bola trança/Feliz, entre seus pés - um pé-de-vento!". Um brinde a Garrincha! Mais um a Vinícius!


5 - "Não volte Pato!" E não é porque não o quero no Corinthians. Ele é que não quer jogar mais no Brasil. Sua mente, fantasiosa e limitadíssima, o faz crer que tenha futebol suficiente para jogar na Europa. Então, que fique por lá. Mas, para isso, algum time do velho mundo teria que comprá-lo. Qual time? Até o momento, nenhum interessado. Seu contrato de empréstimo ao Chelsea terminou esta semana, e ele pode se ver "obrigado" a retornar à ZL - Zona Leste - da Capital paulista, e voltar a respirar os ares pelos lados do Alvinegro de Parque São Jorge. Coitadinho né! Recebendo míseros oitocentos "pilas" por mês. Só R$ 800 mil??? Coitadinho! Até o Vagner Love faz falta no atual Corinthians!


6 - E aê São Paulo? Leva o Pato! Faça um acordo e pegue informações com o Skaf, e "pague o pato também". Impressionante como o Alexandre jogou pelo Tricolor do Morumbi. E se ele chegar ao Timão e jogar bola de verdade? Ir para as redes e conquistar um título? Será que a Nação Corinthiana esquece o pênalti que bateu contra o Grêmio, quando atrasou a bola pro Dida naquela Copa do Brasil? Se não chegar cheio de pose, tirando as "patinhas" das divididas, quem sabe!? Mas, sinceramente: duvido!


7 - Fica Maicon? E ele ficou! Que fase, diria Milton Leite! Para o time que já teve Daryo Pereira e Oscar, Maicon virar "prioridade"... Novamente: que fase! Mas é o único time brasileiro que ainda está na Libertadores. Jogará a primeira partida diante do Atlético Nacional de Medellín no Morumbi, com certeza lotado, com mais de 60 mil torcedores. Porém, com um time que, hoje, ninguém seria capaz de escalar, nem mesmo Bauza, "El Patón": leva o Pato, Patón!


8 - Digo com certeza absoluta. Terá Calleri até quando? Lugano tem condições de ser titular na zaga tricolor? Terá Ganso? Quando o "maestro" tricolor voltará, já que se recupera de lesão? Mas contará com o recém chegado Cueva, habilidoso meia peruano, Michel Bastos e Cia. Ltda. E tem uma jovem revelação, de apenas 20 anos, Luiz Araújo, que joga muito. As várias funções que desempenha em campo nos faz lembrar as atuações de Tchê Tchê, ex-Audax, hoje titular absoluto no Palmeiras, "favoritaço" desse ano. São Paulo pode até ficar sem atletas decisivos, mas o Atlético da Colômbia também já perdeu alguns de seus principais jogadores, sem vários titulares, já negociados, os quais garantiram ao time colombiano a melhor campanha na competição sul-americana neste ano. As próximas semanas - especificamente os jogos dos dias 6 e 13 de julho -, serão decisivas para o São Paulo. Dá-lhe Tricolor!!! Rumo ao Tetra na Liberta? Difícil, mas não impossível!


9 - O Cuca não é o Tite. Ainda não! E o Palmeiras não é o Corinthians. Digo enquanto "time de futebol", dentro de campo. E esse Corinthians que uso como referência é o de 2015, não o de hoje, nem sombra da equipe que brilhou no segundo semestre do ano passado, e na vice-liderança muito mais pela incompetência dos outros times do que por méritos próprios. Mas o Palmeiras-2016 tem tudo para sair da fila do Campeonato Brasileiro. Já se vão 21 anos sem levantar a taça da mais almejada competição nacional. A última vez foi em 1994. E o Verdão tem seu trunfo, um mecenas, multimilionário, como presidente. Apertou, os cofres se enchem. Cuca já pediu reforços, isso no time que tem o elenco mais recheado do Brasil. É líder e, na média - baixíssima, infelizmente - que vemos nos gramados, é, até agora, o time que apresenta o melhor futebol. Dá-lhe Porco!


10 - É Santástico? O Peixe da Vila Belmiro - como ouço em praticamente todos os lugares: "quando joga com seu time completo", é bom de se ver. Mas para ser campeão do Brasileirão, um time só com 11 titulares, não é garantia de nada, mesmo com o Santos brigando por uma vaguinha no G-4. Lucas Lima fica? Gabriel fica? Ricardo Oliveira fica? Essa janela de transferência hein? Essa China...? Pobre futebol brasileiro, refém dessa vergonhosa tríplice coroa de "suspeitos" Teixeira-Marin-Del Nero! Viaja Del Nero, viaja!


11 - E, como todos os sábados, ao meio-dia, na tela do Canal Dez, na TV Cabo Mix, na internet - no www.canaldez.com.br  -, no Facebook e no aplicativo da emissora, teremos a Mesa Redonda do Futebol. No comando, também interinamente, o PVC do Canal Dez, Gil Cipriano, que terá como convidados Rudimar, o RudGol do Fefecê, e Luisinho Angelucci - lembra da Vila Sésamo? Até sábado se Deus quiser.

últimas