Secretaria de Comunicação
Nos dias 27 e 28 de novembro, alunos de dez escolas da rede municipal de ensino de Fernandópolis farão a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEE/SP.
Todos os estudantes do 3º, 5º, 7º e 9ª ano serão avaliados nas competências e habilidades desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. Ao todo 1.873 alunos estarão envolvidos no processo.
Para uma avaliação bem sucedida, onde todos tenham um bom desempenho, as escolas municipais orientaram os docentes a desenvolverem atividades de treinamento em salas de aula, por meio de simulados e demais ações que preparem os estudantes para a prova.
Alunos da rede municipal de ensino se prepararam para a edição de 2018 do Saresp. Foto: Arquivo/Divulgação Prefeitura de Fernandópolis
“O SARESP é um diagnóstico da rede e de grande importância para que possamos levantar dados do rendimento de nossos alunos. Convido todas as escolas de ensino fundamental, professores, alunos e pais para que se envolvam nesse processo sério e tão importante para a educação, a fim de que possamos conquistar grandes resultados”, disse a secretária municipal de Educação, Lucimara Rossato.
SARESP
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo tem como finalidade produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
No Saresp, os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas. Os resultados são utilizados para orientar as ações da Pasta e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Com base nos resultados do Saresp as equipes gestores das Unidades Escolares podem aperfeiçoar seus projetos pedagógicos identificando nesta avaliação as dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Fonte: Secretaria de Comunicação Prefeitura de Fernandópolis