Da Redação
Nos últimos dias do ano, aproveitamos para fazer uma retrospectiva e uma série de avaliações. E uma das promessas corriqueiras nesse período é de controlar as finanças. Mas, sai ano e entra ano e a boa a velha planilha de contas sempre é esquecida no meio do caminho e nosso foco fica desajustado...
Pensando nisso, nós da Sicredi Planalto das Águas PR/SP preparamos algumas dicas bem simples para te ajudar a começar 2020 com o pé direito, vamos lá?
Dica 1: Saber o quanto ganha e quanto gasta
Muita gente nem vê o dinheiro caindo na conta. Ter em mente (e no papel) o quanto se ganha e quanto gasta mensalmente é primordial para ter a consciência e evitar novas dívidas.
Dica 2: Fazer uma planilha
Colocar no papel ou num app seus gastos mensais (e até diários) ajuda (e muito) na hora de visualizar onde seu dinheiro está indo.
Dica 3: Adquira o hábito de poupar
Muita gente deixa para guardar o dinheiro que sobra (e quase nunca sobra, já que dinheiro na mão é vendaval). Então, adquira o hábito poupar, separe um valor e cadastre uma aplicação programada, que vai debitando por mês. Ao final de 12 meses, os juros serão aliados da rentabilidade.
Dica 4: Guardar parte do salário para possíveis emergências
Emergências são inevitáveis, mas se você tiver uma reserva para esses momentos inesperados, a tranquilidade permanecerá. Se o carro quebrar ou ficar doente, é gasto na certa. E para não se endividar, é importante ter uma "gordurinha".
Dica 5: Priorizar as contas fixas
Tem contas que não dá para escapar, como alimentação, água, luz, aluguel (ou prestação da casa). Então, como essas contas são fixas e todo mês estão lá, vamos dar prioridade a elas.
Dica 6: Mude hábitos de consumo
Claro que comprar uma roupa nova é muito bom. Mas, para alcançar o que queremos, termos que nos disciplinar em algumas coisas, não é mesmo? Economizar desligando as luzes dos cômodos da casa onde não estamos utilizando e durante o dia, abrir as janelas. Tire equipamentos da tomada. Economia de água no banho ou quando está escovando os dentes. Guarde alimentos em embalagens adequadas para evitar desperdícios.
Dica 7: Compre à vista
No início do ano é mais difícil em função do acúmulo de contas. Então, para garantir aquele descontinho, pagar à vista é uma ótima alternativa. Nunca esqueça: quem não chora, não mama, então saiba negociar em todas as situações.
Dica 8: Defina metas e prazos
Basta saber o que se quer, quando se quer, para poder planejar como vai chegar lá.
Defina quais são os seus sonhos que quer realizar: um carro, uma viagem, um curso? Estabeleça o objetivo e se organize... já pensou que uns conseguem só pelo fato de se programarem? Pense nisso...
Dica 9: Conte com a família
Para ter um resultado melhor, é importante envolver todos os membros da família e "combinar o jogo". Impossível alcançar os objetivos sem que todos se unam, pois não adianta você economizar e alguém da família gastar (isso quando falamos de orçamento familiar).
Dica 10: Busque ajuda para alcançar seu objetivo
Conte com seu gerente de conta para obter melhores resultados. Compartilhe com ele seus sonhos, objetivos... um profissional pode orientar da melhor forma e indicar soluções que permitam alcançar seus sonhos.
Fonte: Sicredi