POLÍTICA
Pinato e Mourão celebram acordo de cooperação com laboratório de ideias chinês
Pinato e Mourão celebram acordo de cooperação com laboratório de ideias chinês
Seminário foi promovido pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea)
Seminário foi promovido pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea)
Da Redação
O deputado Fausto Pinato (PP-SP) participou na manhã desta quarta-feira, 04, do seminário promovido pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), no qual foi celebrado um acordo de cooperação entre o instituto e o laboratório de ideias (think-tank) chinês, a Chinese Academy of International Trade and Economic Cooperation (Caitec). A intenção é a realização de pesquisas conjuntas para auxiliar no aprofundamento das relações bilaterais.
“Brasil e China são duas grandes nações, que embora distantes se completam em diferentes áreas, temos interesses similares. A parceria entre o IPEA e a CAITEC, vai criar condições de reforçar ainda mais os estudos das áreas estratégicas que precisamos nos unir , como a energia sustentável, agricultura e tecnologia”, afirmou Pinato.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, destacou a importância da parceria com o gigante asiático, hoje principal parceiro comercial do Brasil. “A China reconhece no Brasil um importante parceiro internacional. A aproximação com o Caitec contribuirá para ampliar o conhecimento sobre a realidade econômica e compartilhamento de conhecimento onde todos ganham”, afirmou.
Para o presidente do Ipea, Carlos Von Doellinger, Brasil e China estão destinados a intensificar esse jogo de ganha-ganha. “A aproximação com o Caitec não é um ato meramente protocolar. É uma aproximação estratégica e que fortalece o debate sobre a criação de uma área de livre comércio”.
Estiveram presentes no evento o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming e o vice-presidente da Caitec, Qu Weixi.
Fonte: Assessoria de imprensa