POLÍTICA

Aprovação de Adilson passa de 46% para 52%; da Câmara de 18% para 32%

Aprovação de Adilson passa de 46% para 52%; da Câmara de 18% para 32%

Índices atribuídos ao governo municipal pelos eleitores de Valentim Gentil flutuam positivamente entre Maio e Dezembro

Índices atribuídos ao governo municipal pelos eleitores de Valentim Gentil flutuam positivamente entre Maio e Dezembro

Publicada há 4 anos

Da Redação

Os índices atribuídos pelos eleitores de Valentim Gentil ao atual governo municipal sofreram flutuação positiva no intervalo temporal entre a pesquisa anterior, realizada em 28 de Abril e divulgada no início de Maio deste ano e a presente apuração ocorrida no último dia 1º, mediante a oitiva de 363 eleitores, subdivididos em sete setores situados no perímetro urbano. O índice de aprovação administrativa da administração do prefeito Adilson Segura-PSDB e do vice-prefeito Manoel do Livramento-MDB de 52% provém daqueles entrevistados que qualificaram a atual gestão como “ótima” ou “boa”. No outro extremo, 14% reprovam a administração qualificando-a como “ruim” ou “péssima”, enquanto que 32% disseram ser “regular”. O índice de aprovação é cerca de 3,7 vezes maior que o de rejeição.


COMPARATIVO

Comparando os números resultantes da presente pesquisa com a de Abril temos que naquela oportunidade o índice dos que aprovaram a administração municipal foi de 46%, somando-se os que a avaliaram como “boa” ou “ótima”. Agora saltou para 52%. Dentre os que reprovavam anteriormente estavam 12%, qualificando-a como “ruim” ou “péssima” (contra 14% agora). O índice dos que a qualificaram como “regular” foi de 38% contra 32% na atual.


REELEIÇÃO E TRANSFERIBILIDADE

Como está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores valentim-gentilenses a esse respeito. Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Adilson Segura numa eventual tentativa de recondução atingiu 41%. Em Abril esse índice foi de 40%. Por outro lado, 16% declararam que não escolheriam seu nome (contra 13% na pesquisa anterior). 33% dos entrevistados declararam que “talvez” o preferissem (41% em Abril). Neste índice certamente estão aglutinados aqueles que aguardam as ações públicas do restante do atual mandato para, após, se decidirem.

Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito Adilson Segura, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. 24% dos eleitores afirmaram que votariam num nome indicado pelo alcaide. Na pesquisa anterior totaliza 15%. 26% cravaram, incondicionalmente, que “não” (contra 31% em Abril) e 38% disseram que “talvez” (43% antes). Aqui se agrupam aqueles que esperam o nome escolhido para, posteriormente, decidirem-se.


LEGISLATIVO

Pelos lados da Câmara Municipal de Valentim Gentil constata-se uma evolução positiva nos índices. A aprovação, ratificada pelos votantes que a classificam como “ótima” ou “boa” ficou em 32% (contra 18% em Abril). A reprovação, manifestada através das avaliações “ruins” ou “péssimas” ficou em 29% (contra 27% anteriormente). Já como “regular” qualificaram 32% dos eleitores respondentes (contra 50% da pesquisa anteriormente divulgada). 


SETORES MUNICIPAIS

Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração. O mais bem avaliado é o setor de “Transporte Escolar” com 55% de notas 9 ou 10 atribuídas pelos respondentes. O de “Obras” recebeu apenas 12% de notas máximas. Confira os detalhes nos gráficos abaixo.

últimas