POLÍTICA
Com 3 meses de governo, gestão Maicon/Celião tem 72% de aprovação
Com 3 meses de governo, gestão Maicon/Celião tem 72% de aprovação
Dupla assumiu há três meses e meio após eleições suplementares em agosto e posse em setembro; eles podem voltar a concorrer no pleito de outubro
Dupla assumiu há três meses e meio após eleições suplementares em agosto e posse em setembro; eles podem voltar a concorrer no pleito de outubro
Da Redação
O governo municipal meridianense da dupla Maicon Oliveira-PODE e o vice Antonio Celio Gonçalez-PRB tem amplo respaldo popular. A assertiva deriva de pesquisa de opinião pública realizada no município no último dia 01. Pelos dados resultantes, a atual administração tem a aprovação de 72% dos eleitores entrevistados em Meridiano (sede), além do distrito de Santo Antônio, que qualificaram a gestão como “ótima” ou “boa”. Por outro lado, afirmaram ser “péssima” ou “ruim” 16% dos respondentes, sendo que outros 8% cravaram-na como “regular”. A presente pesquisa de Meridiano não permite comparações, haja vista que, devido ao quadro de sucessões ocorrido no município neste ano, não realizados as prévias em Abril, como nos demais municípios da região. Vale ressaltar que Maicon assumiu em definitivo o governo municipal em 07 de Setembro, após diplomação no dia anterior, resultante de vitória eleitoral ocorrida em 04 de Agosto, sobre Aristeu Baldin-PSDB, por 50,98% contra 49,02% dos votos válidos. Tudo em decorrência da cassação de Orivaldo Rizatto (PSDB), e a da vice, Márcia Adriano (PTN), por compra de votos em 2016.
REELEIÇÃO E TRANSFERIBILIDADEComo está no exercício do primeiro mandato e, por consequência, pode disputar a reeleição no pleito de outubro do próximo ano, também indagamos os eleitores a esse respeito. Nesse quesito o índice dos que declararam que votariam em Maicon numa eventual tentativa de recondução atingiu 56%, índice superior ao obtido por ele na eleição de Agosto. Por outro lado, 24% declararam que não escolheriam seu nome. 16% dos entrevistados declararam que “talvez” optassem por apoiar a tentativa de reeleição.
Outro quesito submetido à avaliação popular foi com o objetivo de auferir o índice de transferência de votos do atual prefeito, caso ele opte por apoiar outro nome e desista da tentativa de reeleição. 32% dos eleitores afirmaram que votariam em quem ele indicasse; 42% que “talvez” e 20% que “não”, independentemente do nome que possa ser escolhido pelo alcaide.
LEGISLATIVOA avaliação dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores frente ao Legislativo Municipal também foi quesito submetido à avaliação dos eleitores. 46% dos respondentes afirmaram que são “ótimos” ou “bons”, um dos maiores índices obtidos na região. No polo oposto estão outros 24% que classificaram no “ruim” ou “péssimo” e no intermédio 28% que afirmaram ser “regular”.
SETORES MUNICIPAIS
Outro tópico objeto da pesquisa foi a avaliação dos eleitores do município quanto a diversos setores/secretarias que compõem a administração de Meridiano. O destaque positivo ficou com “Assistência Social” com 70% de notas nove ou dez e com a “Saúde Pública” com 68%. Os piores avaliados são “Obras” com apenas 10% e “Esportes” com 18%. Confira mais detalhes nos gráficos abaixo.