João Leonel

11 Notícias

11 Notícias

Por João Leonel - Jornalista

Por João Leonel - Jornalista

Publicada há 9 anos


Genivaldo, Gil Cipriano, Eduardo e Kim estarão hoje no Mesa Redonda do Canal Dez: compromisso ao meio-dia



01 - Grande abraço a você que nos prestigia aqui nas 11 Notícias. Preparado para o Adeus? A comissão organizadora da COPASASP finaliza nas próximas semanas os últimos detalhes para a sua 10ª edição. Aos que já são "de casa", os dias estão sendo contados há um bom tempo. Para quem nunca compareceu ao evento, realizado no Sítio Brumon, a 13 Km de Fernandópolis, é bom se apressar: este ano o Torneio Futebol Elite se despede do calendário esportivo fernandopolense. É isso aí, infelizmente. Como adiantado na edição de sábado passado neste "O Extra.net", Gilmar Gavioli, idealizador e um dos organizadores do encontro de boleiros, craques e ex-atletas, além de torcedores apaixonados por futebol, um bom churrasco e cerveja gelada, confirmou que após 10 edições, marca que sonhava alcançar e que este ano se sacramenta, a COPASASP chega ao fim. Interessados em ingressos e maiores informações, entrar em contato com a "central de atendimento" no fone 3462 1515, ou diretametne na Papelaria Aquáriu's.


02 - Este jornalista que vos escreve, em busca de alguma confirmação em relação aos convidados especiais para a COPASASP 2016, chegou a alguns nomes que já estão certos para entrarem em campo no próximo dia 23, um sábado reservado ao futebol: Sérgio, ex-goleiro do Palmeiras; Flávio Conceição, ex-volante que iniciou a carreira no Rio Branco de Americana, defendeu o Palmeiras, fazendo história nas temporadas de 1993/94, quando chegou à Seleção Brasileira e logo depois se transferiu para a Espanha, onde atuou pelo Deportivo La Coruña e também Real Madrid; o terceiro da lista é outro ex-volante, Amaral, aquele mesmo que deixou sua carreira de "modelo" para defender grandes times, como Palmeiras, Corinhians e Seleção Brasileira. Só não pode falar pra ele do drible que o Romário lhe deu - um lendário elástico - em pleno Pacaembu, num lance que acabou em golaço do baixinho, que defendia o Flamengo, sobre o Timão. Provavelmente Amaral ficará perdido e não conseguirá sair mais de "Ferpa City". Sorte que a galera vem de Van.


03 - Outros nomes estão quase certos e esta coluna revela, com exclusividade, quem são: Serginho Chulapa, ex-Santos, maior artilheiro do São Paulo e ex-treinador do Fefecê, voltará à cidade; Edmar, que já tem seu cartão VIP da COPASASP; e Ronaldão, ex-zagueiro da Ponte Preta e São Paulo. A comissão organizadora está trabalhando para fechar a participação de mais convidados especiais, um deles figura na lista dos maiores campeões da história do Corinthians, honrando sua "segunda pele", o Manto Alvinegro de Parque São Jorge. Seria o "pé de anjo"....? Semana que vem teremos esta confirmação e ainda mais novidades.


04 - O zagueiro tricolor Maicon, assim como registrado aqui no último sábado, foi supervalorizado pela diretoria do São Paulo. Deu no que deu! Contratação - via aposta financeira acima do normal (R$ 22 milhões) pela "qualidade técnica" do atleta -, que poderá ser, ainda não é porque quarta-feira que vem tem o jogo de volta, fator decisivo na desclassificação da Libertadores 2016. Com o Morumbi registrando mais de 61 mil torcedores, novo recorde de público nos estádios brasileiros este ano, o São Paulo mantinha, na raça, um equilíbrio no duelo contra o Atlético Nacional de Medellín, superior tática e tecnicamente, mas sem oferecer perigo à meta do arqueiro Denis, que dispensa comentários. O placar tendia para um 0 x 0 sem muita emoção, e o São Paulo conseguia manter a posse de bola e arriscava algumas investidas contra o gol de Armani.


05 - No entanto, já no segundo tempo, a partir da expulsão do "craque" Maicon, zagueirão que deixará para trás nomes como Daryo Pereira e Oscar na história são-paulina, a equipe colombiana, reforçada ainda mais com a entrada do meia Guerra, um dos melhores articuladores de meio-campo desta Libertadores, o jogo começou a ser definido. Com a devida permissão: 2 x 0 foi pouco! E aí torcedor tricolor, já comprou a camisa "God of Zaga"?


06 - Mesmo com o meia-atacante peruano Christian Cueva, recém contratado, não podendo atuar pelo São Paulo por já ter disputado a Libertadores pelo Toluca, do México, "El Patón" Bauza poderia ter armado o time de outra forma, com opções táticas diferentes, já que não tinha Kelvin, PH Ganso e a jovem revelação Lucas Fernandes. Eis as substituições que Bauza fez: Daniel no lugar de João Schmidt, um dos mais eficientes jogadores até aquele momento; sacou Wesley (por que começou jogando?) para colocar Hudson, e também trocou Ytalo por Alan Kardec. Não tirou o lateral-esquerdo Mena - que não conseguia sequer dominar a bola - nem colocou Lugano para suprir a falta de Maicon. Luiz Araújo nem no banco ficou. Sábado que vem comentaremos acerca do adversário de Independiente del Valle ou Boca Juniors (que perdeu de virada, 2 x 1, na quinta à noite) na final da competição sul-americana de futebol. Milagre ou "a lógica do futebol" se abaterá sobre o Atanasio Girardot, em Medellín? Para os supersticiosos, por sorte ou azar, quarta que vem é dia 13. Um 13 de julho que poderá entrar para a história do São Paulo. Dá-lhe tricolor!


07- Estamos na torcida pelo Fefecê Sub-20. Depois de nossa "Águia Filhote" bater o líder do Grupo 1, o Mirassol, por 1 x 0 no Cláudio Rodante, no último dia 02, pela 9ª rodada do Sub-20 Paulista, acompanhamos uma amarga derrota na tarde desta quarta-feira (06), diante do lanterna Matonense, fora de casa. E foi de goleada: 4 x 0. A expulsão do camisa 10 do Fefecê, Jefferson Lapaz - que levou cartão vermelho direto, logo aos 14 minutos do primeiro tempo por, de acordo com a súmula do jogo, "atingir seu adversário com chute na perna direita fora da disputa de bola" -, foi crucial para o placar.


08 - Muita calma nessa hora. Jefferson Lapaz é bom de bola e não pode se abater por esse lance em Matão. Mas que não se repita: uma expulsão dessa pode sacramentar uma desclassificação. Mas há ainda dois jogos para o fim do 1º turno da competição, e depois, outras 11 partidas no returno. No próximo dia 29, uma sexta-feira, às 15h, novamente em casa, no Cláudio Rodante, nosso Sub-20 enfrente na 10ª rodada o vice-lanterna, Barretos, que levou de 7 x 0 do vice-líder Ferroviária - um dos bons times desta competição, e que nos derrotou por 2 x 1 em pleno "Ninho da Águia", ainda pela 5º rodada.


09 - Para registro! No Grupo 1, a classificação é a seguinte até o momento: 1º - Mirassol (22 pontos); 2º - Ferroviária (20 pontos); 3º Fefecê (18 pontos); 4º - Rio Claro (17 pontos); 5º Votouporanguense (17 pontos). O Sub-20 de Votuporanga também foi goleado durante a semana: levou de 4 do líder Mirassol. Lembrando que garantem vaga para o prosseguimento do campeonato os 4 primeiros colocados dos 4 grupos nesta primeira fase. São 46 times na disputa, dois grupos com 12 clubes e dois grupos com 11 equipes.


10 - E podemos enfrentar São Paulo, Santos, Palmeiras ou Corinthians? Sim, estamos falando do Campeonato Paulista Sub-20 da Primeira Divisão. Mas o caminho é longo até lá. Na segunda fase, as oitavas de final, os 16 times classificados duelam em partidas "mata-mata". Então os jogos terão confrontos entre Grupo 1 x Grupo 2 e Grupo 3 x Grupo 4. Na terceira colocação do Grupo 1, hoje, enfrentaríamos o Capivariano (2º do Grupo 2). Os grandes paulistas, São Paulo e Corinthians (líder e vice-líder do Grupo 3) e Palmeiras e Santos (4º e 5º do Grupo 4) serão adversários somente a partir das quartas de final, quando os "mata-mata" serão definidos pelas campanhas no geral: 1º contra 8º; 2º contra 7º e assim por diante. Atualmente, somente o Santos dos quatro grandes estaria fora das oitavas.


11 - E hoje é sábado, dia da Mesa Redonda do Canal Dez, que você pode acompanhar, a partir do meio-dia, na TV Cabo Mix, na internet - no www.canaldez.com.br  -, no Facebook e no aplicativo da emissora. Gil Cipriano recebe a dupla do Fefecê Sub-20, Genivaldo, autor do gol da vitória sobre o Mirassol, e Eduardo, acompanhados do corinthianíssimo Kim da "Sangue Azul". Até sábado que vem, se Deus quiser!


Dúvida no Post Scriptum: Além do Verdão, do Timão e do Grêmio, qual será o "quarto time" a disputar o título do Brasileirão este ano? São Paulo, Santos ou Atlético Mineiro? Apostas liberadas, mas sem "apostadores asiáticos"....e dá-lhe "Game Over"! Agora sim - PS.: Fiz questão de registrar que o "PS" refere-se a Post Scriptum, pois colocando somente PS, muitos poderiam entender "Pronto Socorro".....de louco...."louco por ti Corinthians!"

últimas