Josanie Branco

Vivendo o hoje

Vivendo o hoje

Por Josanie Branco - Jornalista e Assistente Social

Por Josanie Branco - Jornalista e Assistente Social

Publicada há 9 anos

Diz a filosofia oriental que ao longo do ano temos sempre dois dias em que nada podemos fazer: o ontem e o amanhã. Não se pode viver nenhum outro dia, a não ser o de hoje. O ontem já ficou para trás e dele só nos restam as experiências, que devem nos servir de sabedoria para a nossa caminhada de hoje. O amanhã nos reserva o desconhecido, de onde nada podemos tirar. Do ontem trazemos as saudades e as lembranças e para o amanhã tecemos esperanças. Mas nem as lembranças nem as esperanças podem ser vividas. Elas apenas podem ser percebidas e sentidas, mas não podemos deixar que controlem o nosso hoje, que sejam a razão da nossa vida.


Precisamos aprender viver a cada dia, cada hora, cada minuto, como se fossem uma oportunidade única de vida nos dada por Deus. O momento presente é só o que temos.  É preciso colocar intensidade em todas as coisas que fazemos. Portanto, invista, então, para obter o máximo em saúde, felicidade e sucesso. Abrace as pessoas que são importantes e não esqueça de dizer a elas o quanto você as ama.


 Admire a natureza em sua volta. Aprecie o voo livre dos pássaros. Desperte para o que há de bom perto de você. Afaste-se das pessoas negativas. Fique atento para a importância das pequenas coisas. Um dia elas poderão ser lembradas como momentos inesquecíveis.


A vida é uma passagem gloriosa de uma oportunidade imperdível. Nada vale a pena se não se puder usufruí-Ia em todo o seu esplendor e encantamento, por isso pense longe, pense alto e dignifique seu direito de viver completo e completamente liberto.

Enfim, decida­se pela "felicidade já"! Seja feliz agora. Seja feliz a cada segundo, um segundo de cada vez. Felicidade é ter a consciência de que cada instante da vida é valiosíssimo. Ser feliz é saber viver intensamente, com garra, ousadia e com a vivacidade de uma criança. É provar da fonte da vida a cada instante e se deliciar com os estímulos e recompensas presentes a cada momento. Coloque a felicidade ao seu alcance e a saboreie na mais esplêndida conquista, a maior de toda a nossa vida. Dê-se conta desse privilégio e o use ao máximo.


 Se não vivemos bem o hoje, não existe o amanhã. O hoje comporta escolhas: escolher o bem, escolher a vida, escolher ser feliz. Então viva cada maravilhoso momento que lhe é oferecido, porque ele passará célere... Curta ao máximo, porque ele é sempre único. E sempre maravilhoso! Mergulhe em cada um deles intensamente, porque é a única possibilidade concreta que a vida lhe oferece. Não fique nunca à espera de momentos célebres, porque célebre é o momento!


“Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias” (Mt 6,34).

últimas