SAÚDE PÚBLICA
Votuporanga tem epidemia de dengue; em Fernandópolis apenas três casos foram confirmados
Votuporanga tem epidemia de dengue; em Fernandópolis apenas três casos foram confirmados
Época das chuvas é propícia para criadouros de mosquitos
Época das chuvas é propícia para criadouros de mosquitos
Trabalho de prevenção foi intensificado durante a época das chuvas em Fernandópolis
Gustavo Jesus
Votuporanga começou 2020 registrando uma epidemia de dengue. Até o momento foram 148 casos confirmados da doença na cidade. O número foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e publicado pelo jornal A Cidade. Em Fernandópolis, foram registrados apenas três casos da doença nos primeiros 20 dias do ano.
Em Votuporanga foram notificados 934 casos, enquanto 765 seguem em investigação. A Secretaria de Saúde de Fernandópolis, em contato com a reportagem, disse que foram apenas 27 os casos notificados no município e 24 sob investigação.
A Prefeitura de Fernandópolis está desde o final do ano passado realizando ações para diminuir os potenciais de criadouros e infestação do mosquito Aedes aegypti, evitando casos da doença .
“A prevenção ainda é a melhor forma de combater a proliferação do mosquito na cidade, principalmente neste período em que há dias frequentes de chuva. Ações simples do nosso dia a dia evitam a infestação de mosquitos Aedes aegypti. A Prefeitura faz sua parte e esperamos que a população colabore fazendo a sua”, disse o secretário de Saúde, Flávio Ferreira.
DOENÇA E SINTOMAS
Dengue é uma doença causada por um vírus, o vírus da dengue, transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti, a doença pode se manifestar em duas formas, a dengue clássica e hemorrágica.
Entre os sintomas da dengue estão: febre alta com início súbito, fortes dores de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções cutâneas parecidas com sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza, dor no corpo, ossos e articulações.