VIOLÊNCIA
Número de casos de estupro aumenta 5,7% em um ano na região
Número de casos de estupro aumenta 5,7% em um ano na região
Em contrapartida, órgão informou que casos de homicídios, latrocínios, roubos e furtos diminuíram
Em contrapartida, órgão informou que casos de homicídios, latrocínios, roubos e furtos diminuíram
Da Redação
A região de São José do Rio Preto (SP) registrou no ano passado aumento de 5,7% nos casos de estupro. Em contrapartida, os homicídios, latrocínios, roubos e furtos caíram, segundo dados divulgados recentemente pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).
De acordo com o levantamento feito pela SSP, foram registrados 32 estupros a mais do que no ano retrasado. Quase 600 denúncias foram feitas na delegacia durante os 12 meses de 2019.
No mesmo período, houve 16 ocorrências a menos de mortes intencionais, se comparado com o ano de 2019, quando 91 óbitos foram registrados.
Com os resultados, as taxas anuais ficaram em 4,92 casos e 5,5 vítimas de homicídios doloso para cada grupo de 100 mil habitantes.
A tendência de queda se estendeu para o indicador de latrocínio, roubo seguido de morte, que terminou 2019 com quatro ocorrências e vítimas a menos que o ano anterior, passando de 10 para seis. Não foram registrados boletins de extorsões mediante sequestro no ano passado.
Furtos e roubos
Os dados também apontam que os furtos recuaram 8,8%, nos últimos 12 meses, em comparação a 2018. Eles passaram de 16.339 para 14.906, resultando na diminuição de 1.433 casos.
Os furtos de veículos também sofreram uma queda considerável. Com a diferença de 129 ocorrências, foram contabilizados 1.537 boletins no ano passado, ante 1.666 em 2018.
Em 2019, foram registrados 1.276 roubos em geral, contra 1.570 no ano anterior. O resultado representa uma queda de 18,7% ou de 294 em números absolutos.
O mesmo aconteceu com os roubos de veículos, contabilizando 102 ocorrências no período, ante 127 em 2018 – uma redução de 19,7%.
De janeiro a dezembro houve duas ocorrências a menos de roubo de carga, totalizando 17 boletins. Os roubos a banco permaneceram estáveis com um caso.
A polícia registrou um recorde no número de prisões realizadas no ano de 2019. O crescimento foi de 2,4%, passando de 9.294 para 9.525.
No período, foram apreendidas 418 armas ilegais e registrados 2.588 flagrantes por tráficos de entorpecentes – um aumento de 14,4%.