Sl.18.4-6: “4 Tristezas de morte me cercaram, e torrentes de impiedade me assombraram.5 Tristezas do inferno me cingiram, laços de morte me surpreenderam.6 Na angústia invoquei ao SENHOR, e clamei ao meu Deus; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face.”
Os traumas psicológicos ou psicossomáticos são reais e seus efeitos podem ser devastadores. Nenhum tipo de conquista pode aliviar a dor daquela ferida interna que faz com que todas as coisas e todas as pessoas não sejam suficientemente realizadas.
Qualquer conquista de uma pessoa deve ter como objetivo o bem-estar da coletividade, caso contrário, a motivação não é saudável.
As sequelas do acidente de Mefibosete o deixou com abatimento profundo de alma. “Ele disse: Que é o teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?”II Samuel 9:1-3. Na verdade Mefibosete estava se sentido inútil, um vil desprezível, imprestável, sem nenhum valor. Ele chegou a conclusão que não merecia receber nada de Deus nem de ninguém. Davi o recolocou na dignidade real, e tudo foi resolvido.
Obs. O Nome Mefibosete no hebraico significa “Exterminador ou Destruidor de Vergonha” e é isso que justamente Deus deseja fazer em sua vida
Palavras do Senhor emIs.61.7:“Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria”
Uns desenvolvem a capacidade de lidar com os problemas, superam os obstáculos e ainda outros resistem à pressão de situações adversas, sem se surtar. Todavia, alguns sucumbem a vitimização, ao isolamento, desenvolvem transtorno de ansiedade, como pânico e outras psicopatologias. O trauma tem o poder de paralisar o caminhar de uma pessoa e roubar-lhe a motivação.
Quanto mais sucesso as pessoas têm ou lutam para tê-lo, mais vazias e ressentidas se tornam, até o dia em que sua consciência lhes diz: "Estou cansada de tanto ressentimento e de tanto estresse. Tudo o que eu quero é paz e felicidade".
Toda pessoa que diz que o sucesso não é importante nunca o alcançará; pois esse sentimento revela uma alma "perebenta".
Queixar-se traz grandes problemas para a saúde e para o sucesso. Quando você se queixa está dando destaque ao que está errado. Assim só atrairá mais coisas negativas nesta área afetada.
O seu passado é parte de você. Ele lhe tornou quem você é hoje; então, volte lá e tente ressignificá-lo. Podemos ressignicar nossas próprias vidas. Decida criar a pessoa dentro de você que você quer, não aquela que os outros gostariam que você fosse.
Creia nas promessas de Deus para sua vida:“18 Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.19 Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo” (Is.43.18,19)
Deus o abençoe